O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta terça-feira (24) a venda de 12 toneladas de créditos de carbono, o que equivale a R$ 1 bilhão em uma única negociação no estado, a maior da história do Brasil. O anúncio foi feito durante a Semana do Clima em Nova York, evento paralelo a Assembleia Geral das Nações Unids (ONU). Barbalho também informou que, até 2026, 100% das cadeias de produção de carne bovina e bubalina no Pará serão rastreadas.
Além dos anúncios, o governador abordou novas políticas públicas para incentivar investimentos em novos mercados no estado. Estados Unidos, Reino Unido e Noruega são os primeiros países a realizar a compra.
“Essa é uma agenda importante, a maior venda de créditos de carbono da história. Temos o objetivo de valorizar a floresta em pé em vez da floresta destruída, transformando essa ideia em uma realidade concreta”, afirmou Barbalho.
Sobre os créditos de carbono, o governador explicou que a venda destinará parte dos recursos para a sociedade, incluindo povos indígenas, quilombolas, extrativistas e agricultores familiares.
A parcela destinada ao estado será aplicada em políticas públicas voltadas exclusivamente à redução das emissões de gases de efeito estufa.
Leia também:
Deixe um comentário