Operação “Fraudes Digitais” prende suspeitos no Pará; lista de nomes dos envolvidos em golpes bancários é divulgada

Entre os presos está Wallison Luz Cruz, o “Lala do Povo”, ex-candidato a vereador em Parauapebas

Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil do Pará prendeu 14 pessoas envolvidas em um esquema de fraudes bancárias, que causou um prejuízo estimado de R$ 677 mil. A operação “Fraudes Digitais” foi deflagrada nos municípios de Belém, Marabá, Parauapebas, São Domingos do Araguaia e Benevides, com a participação de diversas unidades policiais, e segue com diligências para capturar outros suspeitos.

O grupo criminoso utilizava a técnica conhecida como “phishing” para obter acesso às contas bancárias das vítimas e realizar empréstimos, saques e transferências fraudulentas. A investigação, coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meio Cibernéticos (DCCEP), revelou que o esquema operava principalmente no sudeste do Pará, com ramificações em outras regiões do estado e até fora, como no Maranhão.

A operação resultou no cumprimento de mandados de prisão contra vários indivíduos, incluindo pessoas com envolvimento direto e indireto no esquema. Entre os presos, destaca-se Wallison Luz Cruz (PSDB), o “Lala do Povo”, ex-candidato a vereador em Parauapebas, que, segundo as investigações, fazia o elo entre as contas fraudulentas e os hackers responsáveis pelos ataques.

Confira a lista completa divulgada pelo portal Correio de Carajás:

Marabá:

Diego Gomes de Sousa – 40 anos;
Adinailson Pereira Santos – 39 anos;
Romario da Silva Souza – 30 anos;
Waldeilson de Santana Pereira – 36 anos;
Janilton Mendes da Silva – 33 anos;
Rogério Alves dos Santos – 41 anos;
Zaniele Thais Rodrigues Araújo – 37 anos.

Parauapebas:

Adilon Serejo Neves – 51 anos;
Nelito Gomes da Silva – 47 anos;
Alexandro de Jesus Targino – 43 anos;
Ailton Silva Coelho – 44 anos;
Rosangela Maria Martins Mota – 45 anos;
Wallison Luz Cruz, “Lala do Povo” – 33 anos;

Região Metropolitana de Belém

Cecio Lauriano Pinto Gomes – 71 anos (Belém);
Igor dos Santos Bahia – 30 anos (Benevides);
Kennedy Nascimento dos Santos – 44 anos (Ananindeua);
Madson de Jesus Piedade Franco – 39 anos (Ananindeua);
Rafael Silva de Araujo – 33 anos (Marituba).

São Domingos do Araguaia

Lionel Lima Fernandes – 26 anos.

Além das prisões, a polícia apreendeu celulares, máquinas de cartão e cartões de crédito, materiais que reforçam as suspeitas de que o grupo estava utilizando meios tecnológicos para lesar diversas vítimas. As investigações começaram após 17 reclamações de operações financeiras contestadas, e a Polícia Civil reforça que outras prisões e apreensões estão previstas à medida que o caso avança.

O delegado João Amorim, da DCCEP, destacou a importância da operação para combater os crimes cibernéticos no estado, e a polícia segue orientando a população a denunciar suspeitas de fraudes por meio do número 181.

Leia também: