Operação ‘Festas Seguras’ mobiliza mais de 7 mil agentes no Pará para reforçar a segurança em dezembro

As iniciativas incluem as operações Lei Seca e Tolerância Zero, com abordagem a veículos e pessoas em pontos críticos

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou nesta segunda-feira (2) uma operação integrada Festas Seguras , com o objetivo de fortalecer as ações de segurança nas áreas comerciais, praias e balneários em todo o estado durante o mês de dezembro.

Mobilização em todo o estado
Cerca de 7 mil agentes estarão envolvidos na operação, que também contará com 1.500 viaturas, 250 motocicletas e 20 embarques para o patrulhamento em áreas fluviais. A ação será dividida em duas fases: a primeira, focada nas áreas comerciais, visando oferecer maior segurança durante o pagamento do 13º salário, período de intenso fluxo de pessoas e circulação de dinheiro. Na segunda etapa, a operação será especializada em destinos turísticos como Salinópolis, com foco nas comemorações de fim de ano e no réveillon.

Ações preventivas e monitoramento
Além do patrulhamento ostensivo, a operação inclui abordagens intensificadas em pontos estratégicos, identificados por análises da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac). A população poderá colaborar com denúncias por meio do Disque Denúncia (181), WhatsApp (91 98115-9181) ou pelo Centro Integrado de Operações (Ciop – 190).

O delegado Raimundo Benassuly destacou que as delegacias seccionais terão reforço para atender a maior demanda gerada pela operação. “Nosso objetivo é garantir tranquilidade em um momento de grande movimento comercial e turístico”, explicou.

Participação integrada
A operação reúne diversas instituições, incluindo as Polícias Civis e Militares, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Científica, e outras entidades estaduais e municipais, como as guardas municipais e a Semob. O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, ressaltou que até o pessoal administrativo e agentes de folga foram mobilizados para garantir a segurança em todos os 144 municípios.

As iniciativas incluem as operações Lei Seca e Tolerância Zero, com abordagem a veículos e pessoas em pontos críticos. A estratégia busca prevenir crimes patrimoniais, como roubos em bancos e caixas eletrônicas, durante o período de festas.

A operação Festas Seguras seguirá até 6 de janeiro, garantindo um ambiente mais protegido para consumidores e turistas nas festas de fim de ano.

Leia também: