Operação ‘Anjo da Guarda’ combate crimes cibernéticos envolvendo exploração sexual infantil em Belém

Ação apreende celulares e HDs em investigação sobre exploração sexual infantil em plataformas virtuais.

sirene
Foto: Internet

A Polícia Civil do Pará realizou, nesta quarta-feira (27), a operação Anjo da Guarda, com foco no combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes em Belém. A ação foi conduzida pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis praticados por meios Cibernéticos (DCCV), ligada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).

O objetivo da operação foi cumprir mandados de busca e apreensão relacionados à investigação de crimes previstos no artigo 218-B do Código Penal, que trata do favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de crianças e adolescentes, cometidos por meio de plataformas virtuais, como salas de bate-papo online.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, HDs e outros dispositivos eletrônicos pertencentes aos investigados. Todo o material será submetido à perícia para análise detalhada e aprofundamento das investigações.

Combate aos crimes cibernéticos

A operação reafirma o compromisso da Polícia Civil do Pará, por meio da DECCC, em combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que se valem do ambiente digital para a prática criminosa.

A Polícia Civil destacou que ações como a Anjo da Guarda são fundamentais para a proteção de grupos vulneráveis e para a repressão de atividades ilícitas no âmbito virtual, garantindo maior segurança e preservação dos direitos de crianças e adolescentes no estado.

Com informações de: Oliberal

Leia também: