As obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso, um dos centros comerciais mais icônicos de Belém, completaram seis meses de trabalho, com a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), mantendo o projeto dentro do cronograma previsto. Iniciadas no dia 29 de fevereiro, as reformas são a primeira grande intervenção no mercado desde 2002, quando o complexo passou por uma completa reestruturação.
O projeto abrange a revitalização integral da Feira do Açaí, dos Mercados de Ferro e Carne, da Praça do Pescador, além de todas as barracas e boxes. Com um investimento total superior a R$ 60 milhões, as reformas são uma prioridade estratégica para preparar Belém para a COP-30, que acontecerá em novembro de 2025 na capital paraense.
Em maio, com o objetivo de permitir o avanço das obras, cerca de 1.100 feirantes foram deslocados para uma feira provisória montada no estacionamento do Ver-o-Peso. A mudança foi realizada em quatro etapas e abrangeu setores como polpa, maniva, raízes, artesanato e alimentação. A feira provisória conta com tendas suspensas e boxes de tamanho variado, que foram equipados com instalações elétricas, hidráulicas e acessibilidade garantida pela Prefeitura.
Paralelamente, as reformas no Mercado de Peixe, que também faz parte do complexo, completaram um mês de trabalho, avançando cerca de 10%. As melhorias incluem a troca da cobertura do mercado, a instalação de novos pisos e a substituição das pias dos boxes. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, as obras estão sendo realizadas em um lado do mercado, permitindo que a outra parte continue operando normalmente para os permissionários.
A reforma do Complexo do Ver-o-Peso é um componente chave da preparação de Belém para o grande evento internacional, prometendo não apenas modernizar a infraestrutura, mas também revitalizar a vitalidade econômica e cultural da área.
As obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso, um dos centros comerciais mais icônicos de Belém, completaram seis meses de trabalho, com a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), mantendo o projeto dentro do cronograma previsto. pic.twitter.com/QGRnwb75W6
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) August 24, 2024
Leia também:
Deixe um comentário