Os novos membros da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foram empossados na manhã desta terça-feira (7), durante uma sessão solene realizada no auditório Nathanael Farias Leitão, na sede do MPPA, em Belém.
Eleito no início de dezembro, o procurador de justiça Antônio Eduardo Barleta de Almeida substituiu o cargo de corregedor-geral para o biênio 2025-2026, acompanhado pelos procuradores Marcos Antônio Ferreira das Neves e Jorge de Mendonça Rocha, que ocuparão, respectivamente, as funções de 1º e 2º subcorregedores-gerais. A Corregedoria-Geral é responsável por orientar e fiscalizar a atuação dos promotores e procuradores de justiça, além de avaliar os planos de atuação dos membros da instituição.
Na mesma cerimônia, também foram empossados os novos membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Sete procuradores de justiça assumiram como conselheiros: Roberto Antonio Pereira de Souza, Armando Brasil Teixeira, Joana Chagas Coutinho, Isaías Medeiros de Oliveira, Maria do Socorro Pamplona Lobato, Maria da Conceição de Mattos Sousa e João Gualberto dos Santos Silva. Como suplentes, tomaram posse Jorge de Mendonça Rocha, Manoel Santino Nascimento Junior, Antônio Eduardo Barleta de Almeida e Ana Tereza do Socorro da Silva Abucater.
O CSMP, órgão integrante da Administração Superior do MPPA, desempenha funções estratégicas, como a elaboração de listas sêxtuplas para os Tribunais, a indicação ao Procurador-Geral de Justiça dos candidatos à remoção ou promoção por merecimento e a escolha do membro mais antigo para remoção ou promoção por antiguidade.
Com o grupo dos novos membros, o MPPA reforça o compromisso com a eficiência, transparência e fortalecimento das ações da sociedade institucional em defesa dos interesses da paraense.
Leia também:
Deixe um comentário