Novos membros da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior tomam posse no MPPA

Na mesma cerimônia, também foram empossados ​​os novos membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Sete procuradores de justiça assumiram como conselheiros

Créditos: reprodução

Os novos membros da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foram empossados ​​na manhã desta terça-feira (7), durante uma sessão solene realizada no auditório Nathanael Farias Leitão, na sede do MPPA, em Belém.

Eleito no início de dezembro, o procurador de justiça Antônio Eduardo Barleta de Almeida substituiu o cargo de corregedor-geral para o biênio 2025-2026, acompanhado pelos procuradores Marcos Antônio Ferreira das Neves e Jorge de Mendonça Rocha, que ocuparão, respectivamente, as funções de 1º e 2º subcorregedores-gerais. A Corregedoria-Geral é responsável por orientar e fiscalizar a atuação dos promotores e procuradores de justiça, além de avaliar os planos de atuação dos membros da instituição.

Na mesma cerimônia, também foram empossados ​​os novos membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Sete procuradores de justiça assumiram como conselheiros: Roberto Antonio Pereira de Souza, Armando Brasil Teixeira, Joana Chagas Coutinho, Isaías Medeiros de Oliveira, Maria do Socorro Pamplona Lobato, Maria da Conceição de Mattos Sousa e João Gualberto dos Santos Silva. Como suplentes, tomaram posse Jorge de Mendonça Rocha, Manoel Santino Nascimento Junior, Antônio Eduardo Barleta de Almeida e Ana Tereza do Socorro da Silva Abucater.

O CSMP, órgão integrante da Administração Superior do MPPA, desempenha funções estratégicas, como a elaboração de listas sêxtuplas para os Tribunais, a indicação ao Procurador-Geral de Justiça dos candidatos à remoção ou promoção por merecimento e a escolha do membro mais antigo para remoção ou promoção por antiguidade.

Com o grupo dos novos membros, o MPPA reforça o compromisso com a eficiência, transparência e fortalecimento das ações da sociedade institucional em defesa dos interesses da paraense.

Leia também: