O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (6), a revitalização do Canal do Timbó, considerada a primeira obra de infraestrutura urbana voltada para a preparação de Belém para a COP 30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.
A obra, que integra o pacote de investimentos em saneamento do Estado, visa melhorar a mobilidade urbana, ampliar a qualidade de vida da população e oferecer uma infraestrutura adequada para receber os milhares de visitantes esperados durante o evento global.
O novo Canal da Timbó faz parte do projeto de saneamento da Bacia do Tucunduba, beneficiando mais de 300 mil moradores da capital paraense. Os trabalhos na Travessa da Timbó abrangem mais de mil metros de extensão e incluem a retificação do canal, pavimentação de ruas, instalação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Além disso, foram construídas duas passarelas, uma ponte, uma ciclofaixa e novas áreas de lazer, como praças e quadras poliesportivas.
A Bacia do Tucunduba, da qual o Canal do Timbó faz parte, possui 12 canais secundários, entre eles os canais União, Leal Martins e Vileta, que também passam por obras. As intervenções somam mais de 10 quilômetros de áreas urbanizadas e incluem melhorias como redes de esgoto, drenagem pluvial, abastecimento de água, além de urbanização de ruas e construção de pontes, passarelas e áreas recreativas.
De acordo com o governo, a macrodrenagem da Rua dos Mundurucus e quatro trechos do canal principal do Tucunduba já foram concluídos. As obras em andamento, que contemplam os canais Caraparu, José Leal Martins, Lago Verde, Sapucajuba, Cipriano Santos e Gentil Bittencourt, fazem parte do esforço estadual para garantir que Belém esteja plenamente preparada para sediar a COP 30 e se tornar referência em sustentabilidade e infraestrutura urbana.
Leia também:
Deixe um comentário