MPPA emite recomendações para unidades de saúde em Belém - Estado do Pará Online

MPPA emite recomendações para unidades de saúde em Belém

Os documentos foram emitidos após vistorias realizadas pelo Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI). Entre os pedidos estão adequações de acessibilidade e compra de medicamentos.

fachada upa icoaraci
Foto divulgação

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) emitiu quatro recomendações para unidades de saúde localizadas no distrito de Icoaraci e em Belém. As solicitações abrangem reformas nas instalações, contratações de equipes e aquisição de medicamentos.

As recomendações, emitidas em 4 de março, foram divulgadas nesta segunda-feira (11) pela 5ª Promotora de Justiça Cível, Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci.

As unidades alvo das recomendações são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Abaixo estão resumidos os pedidos feitos para cada unidade:

Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci (UPA Daico): adequações prediais e tecnológicas.
Centro de Atenção Psicossocial de Icoaraci (Caps/Icoaraci): medidas para adequações de acessibilidade e manutenção corretiva do imóvel.
Residência Terapêutica Icoaraci: providências para adequações de acessibilidade e manutenção corretiva.
Unidade de Saúde da Família Paracuri I: complementação das equipes médicas e abastecimento de insumos.

O MPPA explicou que as recomendações foram emitidas após vistorias realizadas pelo Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI), que avaliou a qualidade dos serviços e identificou as necessidades de equipamentos. O Ministério Público do Estado ressaltou que a não implementação das recomendações poderá resultar em medidas legais e judiciais.

Pedimos posicionamento à Sespa e à Sesma e aguardamos retorno.

Leia também: