MPPA abre vagas de estágio com cadastro exclusivo para cotistas - Estado do Pará Online

MPPA abre vagas de estágio com cadastro exclusivo para cotistas

Inscrições seguem até 6 de outubro e contemplam diferentes áreas e regiões do Pará

Créditos: reprodução

Estudantes de nível superior terão uma nova oportunidade de ingressar em estágios no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A instituição abriu, na última segunda-feira (22), um Cadastro Reserva Excepcional destinado exclusivamente a candidatos que se enquadrem em cotas: pessoas com deficiência, negros, indígenas, quilombolas e pessoas trans, transgêneros ou transsexuais.

O processo seletivo funcionará como complemento à última seleção pública de estágio, realizada em 2024, mas que contemplou apenas ampla concorrência. Agora, a ideia é garantir espaço para grupos historicamente sub-representados dentro da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro.

As bolsas de estágio têm valor mensal de R$ 1.200,00, além de auxílio-transporte de R$ 8,00 por dia para quem cumprir a jornada presencial. O benefício não se estende a servidores públicos que estejam em regime de estágio.

O cadastro será válido até a homologação da sexta seleção pública e servirá para suprir vagas abertas nos órgãos auxiliares e de execução do MPPA. As oportunidades estão distribuídas em diferentes regiões administrativas do estado, incluindo municípios do Baixo Amazonas, Belém, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Tocantins.

Entre os cursos contemplados estão Direito, Administração, Serviço Social, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Em Belém, por exemplo, há vagas para Direito, Administração, Serviço Social e Biblioteconomia. Já em Santarém, estudantes de Engenharia Civil e Serviço Social poderão se inscrever. Municípios como Parauapebas, Marabá, Altamira, Bragança e Abaetetuba também estão entre os polos com oportunidades.

A medida busca atender a demandas locais de pessoal, respeitando a disponibilidade orçamentária e a diversidade dos públicos atendidos pelo Ministério Público. O edital com todas as informações, incluindo as regiões e cursos específicos, está disponível para consulta online.

Leia Mais: