O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) consolidou sua força política no Pará ao liderar o número de prefeituras conquistadas nas eleições municipais de 2024. Um levantamento realizado pelo EPOL revelou que 81 cidades do estado serão governadas por correligionários do MDB a partir de 2025. Com esse desempenho, o partido superou adversários como União Brasil, Partido dos Trabalhadores (PT), Avante e Partido Social Democrático (PSD), que tiveram uma representação menor nas prefeituras do estado.
O número de prefeituras geridas pelo MDB pode aumentar ainda mais, dependendo dos resultados do segundo turno em Belém e Santarém, as duas únicas cidades do Pará que exigirão uma nova rodada de votação, marcada para o próximo dia 27 de outubro. Em Belém, Igor Normando (MDB) enfrentará Éder Mauro (PL), enquanto em Santarém a disputa será entre Zé Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL).
Além do MDB, outros partidos conseguiram destaque no cenário municipal paraense. O Progressistas (PP) conquistou a segunda maior quantidade de prefeituras, com 16 cidades. União Brasil garantiu o controle de 14 prefeituras, seguido pelo PSD, com 13. O PT, com apenas dois prefeitos eleitos, e o PL, com um, tiveram baixa representatividade no estado após o primeiro turno das eleições.
Além disso, duas prefeituras eleitas permanecem com seus resultados anulados e sub judice em Cachoeira do Arari e Óbidos, onde os candidatos eleitos tiveram seus registros cassados devido a irregularidades em suas contas de gestões anteriores.
Leia também:
Deixe um comentário