Nas eleições municipais realizadas no último domingo (6), o MDB (Movimento Democrático do Brasil) consolidou-se como a maior bancada na Câmara Municipal de Belém, elegendo 9 vereadores. Apesar de uma redução em comparação com a atual legislatura, em que conta com 13 cadeiras, o partido do governador Helder Barbalho permanece como a principal força no legislativo da capital paraense nos próximos anos.
O Partido Liberal (PL), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou o maior crescimento no cenário político de Belém. O PL, que não possuía representantes na Câmara Municipal na legislatura anterior, agora contará com 3 vereadores: Ágatha Barra, Mayky Vilaça e Zezinho Lima. O partido consolidou-se como uma das siglas que mais ganharam força nas eleições de 2024.
Outro destaque foi o União Brasil, partido que surgiu da fusão entre o PSL e o Democratas, também sem cadeiras na atual legislatura, mas que conseguiu eleger 3 vereadores: Felipe Vinagre, Vitor Sales e Zeca do Barreiro. O desempenho fez com que o partido se igualasse ao PL em número de representantes.
Partidos como o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e o PP (Progressistas) também apresentaram pequenos crescimentos, passando de um para dois vereadores cada. Por outro lado, o PRD (Partido Renovação Democrática) e o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), que não tinham representantes no legislativo, conquistaram apenas uma vaga cada nas eleições de 2024.
Por outro lado, alguns partidos perderam espaço. O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) viu sua bancada ser reduzida pela metade, passando de quatro para dois vereadores. O PT (Partido dos Trabalhadores) também perdeu um assento, ficando agora com dois representantes, em vez de três. O Cidadania perdeu sua única vaga na Câmara.
Outras legendas mantiveram sua representatividade estável. O PSD (Partido Social Democrático) segue com 4 vereadores; o PSB (Partido Socialista Brasileiro), Republicanos, PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), PV (Partido Verde) e Rede Sustentabilidade mantiveram suas posições, com um ou dois representantes cada.
A nova composição da Câmara Municipal de Belém reflete um cenário de equilíbrio entre forças tradicionais, como o MDB, e partidos em ascensão, como o PL e o União Brasil, além de ajustes nas bancadas de partidos de esquerda, como o PSOL e o PT.
Veja quem está deixando a Câmara
- Enfermeira Nazaré (PSOL)
- Allan Pombo (PDT)
- Emerson Sampaio (Cidadania)
- Bia Caminha (PT)
- Goleiro Vinícius (MDB)
- Miguel Rodrigues (PSD)
- Altair Brandão (PT)
- Fernando Carneiro (PSOL)
- Amauri da APPD (PT)
- Dinelly (MDB)
- Fabrício Gama (MDB)
- Mauro Freitas (PSDB)
- Matheus Cavalcante (Podemos)
- Gizelle Freitas (Bancada Mulheres Amazônidas / PSOL)
- Wellington Magalhães (MDB)
- Silvia Letícia (PSOL)
- Eduardo Bonanza (PP)
- Paulo Queiroz (MDB)
Confira os vereadores eleitos para novos mandatos:
- Silvane Ferraz (MDB)
- André Martha (PSD)
- Agatha Barra (PL)
- Mayky Vilaça (PL)
- Zezinho Lima (PL)
- Felipe Vinagre (União)
- Vitor Sales (União)
- Raquel dos Animais (PDT)
- Marcos Xavier (Republicanos)
- Marinor Brito (PSOL)
- Vivi Reis (PSOL)
- Nay Barbalho (PP)
- Patrícia Queiroz (PP)
- Neia Marques (PT)
- Alfredo Costa (PT)
- Gleisson (PSB)
- Rodrigo Moraes (PCdoB)
- Jorge Vaz (PRD)
Veja quem são os reeleitos:
- John Wayne (MDB)
- Neném Albuquerque (MDB)
- Pablo Farah (MDB)
- Bieco (MDB)
- Renan Normando (MDB)
- Fábio Souza (MDB)
- Roni Gás (MDB)
- Blenda Quaresma (MDB).
- Tulio Neves (PSD)
- Pastora Salete (PSD)
- Higino (PSD)
- Zeca do Barreiro (União)
- João Coelho (PDT)
- Igor Andrade (Rede)
- Moa Moraes (PV)
- Lulu das Comunidades (PSDB)
- Augusto Santos (Republicanos)
Leia também:
Deixe um comentário