MDB tem a maior bancada na Câmara de Belém, com crescimento do PL e União Brasil

A nova composição da Câmara Municipal de Belém reflete um cenário de equilíbrio entre forças tradicionais, como o MDB, e partidos em ascensão, como o PL e o União Brasil, além de ajustes nas bancadas de partidos de esquerda, como o PSOL e o PT.

Nas eleições municipais realizadas no último domingo (6), o MDB (Movimento Democrático do Brasil) consolidou-se como a maior bancada na Câmara Municipal de Belém, elegendo 9 vereadores. Apesar de uma redução em comparação com a atual legislatura, em que conta com 13 cadeiras, o partido do governador Helder Barbalho permanece como a principal força no legislativo da capital paraense nos próximos anos.

O Partido Liberal (PL), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou o maior crescimento no cenário político de Belém. O PL, que não possuía representantes na Câmara Municipal na legislatura anterior, agora contará com 3 vereadores: Ágatha Barra, Mayky Vilaça e Zezinho Lima. O partido consolidou-se como uma das siglas que mais ganharam força nas eleições de 2024.

Outro destaque foi o União Brasil, partido que surgiu da fusão entre o PSL e o Democratas, também sem cadeiras na atual legislatura, mas que conseguiu eleger 3 vereadores: Felipe Vinagre, Vitor Sales e Zeca do Barreiro. O desempenho fez com que o partido se igualasse ao PL em número de representantes.

Partidos como o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e o PP (Progressistas) também apresentaram pequenos crescimentos, passando de um para dois vereadores cada. Por outro lado, o PRD (Partido Renovação Democrática) e o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), que não tinham representantes no legislativo, conquistaram apenas uma vaga cada nas eleições de 2024.

Por outro lado, alguns partidos perderam espaço. O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) viu sua bancada ser reduzida pela metade, passando de quatro para dois vereadores. O PT (Partido dos Trabalhadores) também perdeu um assento, ficando agora com dois representantes, em vez de três. O Cidadania perdeu sua única vaga na Câmara.

Outras legendas mantiveram sua representatividade estável. O PSD (Partido Social Democrático) segue com 4 vereadores; o PSB (Partido Socialista Brasileiro), Republicanos, PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), PV (Partido Verde) e Rede Sustentabilidade mantiveram suas posições, com um ou dois representantes cada.

A nova composição da Câmara Municipal de Belém reflete um cenário de equilíbrio entre forças tradicionais, como o MDB, e partidos em ascensão, como o PL e o União Brasil, além de ajustes nas bancadas de partidos de esquerda, como o PSOL e o PT.

Veja quem está deixando a Câmara

  1. Enfermeira Nazaré (PSOL)
  2. Allan Pombo (PDT)
  3. Emerson Sampaio (Cidadania)
  4. Bia Caminha (PT)
  5. Goleiro Vinícius (MDB)
  6. Miguel Rodrigues (PSD)
  7. Altair Brandão (PT)
  8. Fernando Carneiro (PSOL)
  9. Amauri da APPD (PT)
  10. Dinelly (MDB)
  11. Fabrício Gama (MDB)
  12. Mauro Freitas (PSDB)
  13. Matheus Cavalcante (Podemos)
  14. Gizelle Freitas (Bancada Mulheres Amazônidas / PSOL)
  15. Wellington Magalhães (MDB)
  16. Silvia Letícia (PSOL)
  17. Eduardo Bonanza (PP)
  18. Paulo Queiroz (MDB)

Confira os vereadores eleitos para novos mandatos: 

  1. Silvane Ferraz (MDB)
  2. André Martha (PSD)
  3. Agatha Barra  (PL)
  4. Mayky Vilaça  (PL)
  5. Zezinho Lima (PL)
  6. Felipe Vinagre (União)
  7. Vitor Sales (União)
  8. Raquel dos Animais (PDT)
  9. Marcos Xavier (Republicanos)
  10. Marinor Brito (PSOL)
  11. Vivi Reis (PSOL)
  12. Nay Barbalho  (PP)
  13. Patrícia Queiroz (PP)
  14. Neia Marques  (PT)
  15. Alfredo Costa (PT)
  16. Gleisson (PSB)
  17. Rodrigo Moraes (PCdoB)
  18. Jorge Vaz (PRD) 

Veja quem são os reeleitos:  

  1. John Wayne (MDB)
  2. Neném Albuquerque (MDB)
  3. Pablo Farah (MDB)
  4. Bieco (MDB)
  5. Renan Normando (MDB)
  6. Fábio Souza (MDB)
  7. Roni Gás (MDB)
  8. Blenda Quaresma (MDB). 
  9. Tulio Neves (PSD)
  10. Pastora Salete (PSD)
  11. Higino (PSD)
  12. Zeca do Barreiro (União)
  13. João Coelho (PDT)
  14. Igor Andrade (Rede) 
  15. Moa Moraes (PV)
  16. Lulu das Comunidades (PSDB)
  17. Augusto Santos (Republicanos)

Leia também: