Nas eleições de 2024 para a Câmara Municipal de Belém, o MDB se destaca com uma projeção de eleger a maior bancada, composta por 10 vereadores, de acordo com o terceiro estudo da Doxa. Esse levantamento utilizou dados acumulados de suas pesquisas registradas, totalizando 7.967 entrevistas.
Estão na disputa 584 candidatos, concorrendo a 35 cadeiras. Ao todo, 16 partidos e três federações competem: PSOL/REDE, PSDB/Cidadania e PT/PCdoB/PV. Seguindo o MDB, o PSD aparece com a previsão de conquistar quatro cadeiras. As federações PT/PCdoB/PV e PSOL/REDE, além do PP, projetam três cadeiras cada. Republicanos, PSB, PDT e União Brasil devem obter duas vagas cada, enquanto PL, PSDB/Cidadania e PRD ficariam com uma cadeira. Partidos como Podemos, PRTB, Avante, Solidariedade, DC, Novo e Agir não elegeriam representantes.
A Doxa utiliza uma metodologia que envolve a soma de índices das pesquisas, aplicando o quociente eleitoral e partidário sobre os votos válidos para identificar o potencial de cadeiras de cada legenda. O estudo ainda alerta que os números podem sofrer alterações até o fim da campanha, dependendo do desempenho dos candidatos.
As pesquisas estão devidamente registradas no T.R.E, e foram realizadas entre maio e setembro de 2024.
Distribuição projetada das vagas:
MDB: 10 cadeiras
PSD: 4 cadeiras
PT/PCdoB/PV: 3 cadeiras
PSOL/REDE: 3 cadeiras
PP: 3 cadeiras
Republicanos: 2 cadeiras
PSB: 2 cadeiras
PDT: 2 cadeiras
União Brasil: 2 cadeiras
PL: 1 cadeira
PSDB/Cidadania: 1 cadeira
PRD: 1 cadeira
Partidos sem cadeiras projetadas: PODEMOS, PRTB, Avante, Solidariedade, DC, NOVO, AGIR.
Leia também:
Deixe um comentário