Mais uma árvore cai em Belém e reforça alerta sobre falta de manutenção; 11 quedas aconteceram só em janeiro

Semma inicia ações emergenciais e destaca projeto para reestruturação da cobertura verde na cidade

Uma árvore caiu na tarde desta terça-feira, 4, na avenida Almirante Tamandaré, entre as travessas Bom Jardim e Monte Alegre, no bairro Cidade Velha, em Belém. O incidente chama a atenção para o risco de queda de árvores na cidade, problema recorrente desde o início de 2025.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou, em nota à equipe do Estado do Pará Online, que, desde setembro de 2024, nenhuma manutenção havia sido realizada nas árvores do centro de Belém. No primeiro mês da nova gestão, um mapeamento identificou 47 árvores necessitando de manutenção e 27 com risco iminente de queda. Como medida emergencial, o serviço de poda começou na última segunda-feira, 3.

A Semma afirmou também que a gestão atual tem investido no projeto “Cidade Verde”, que prevê a substituição das árvores caídas pelo plantio de novas mudas de espécies nativas, como Andria Uxi e Mamorana.

Dados da secretaria mostram que, nos últimos anos, a queda de árvores tem sido constante em Belém e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Em 2023, foram registradas 48 quedas; em 2024, 46; e, em janeiro de 2025, já foram contabilizadas 11.

Leia também: