Mais de mil toneladas de lixo são recolhidas das ruas de Belém durante o Círio

A operação recolheu cerca de 1.340 toneladas de resíduos neste primeiro final de semana do evento, incluindo a procissão do Círio.

A Ciclus Amazônia, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e manejo de resíduos em Belém, em uma operação planejada para intensificar as ações de limpeza e varrição em pontos estratégicos das procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, recolheu cerca de 1.340 toneladas de resíduos neste primeiro final de semana do evento, incluindo a procissão do Círio. Desse total, 140 toneladas foram de materiais recicláveis. 

A operação especial seguirá durante os próximos 15 dias da festividade até o Recírio, última procissão da manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, com a ajuda de equipamentos, como caminhões coletores, basculantes e pipa, carrinhos de varrição e guarnição, entre outros. Na Trasladação (12), por exemplo, foram 229 equipamentos neste apoio, e, na procissão de domingo (13) foram 122.

A inciativa também contribui para a segurança dos fiéis e turistas, pois reduz as chances de incidentes como cortes nos pés por conta de resíduos no percurso da multidão.

Foram envolvidas no período 1.800 pessoas, entre colaboradores da Ciclus Amazônia, além membros de cooperativas e agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Saneamento, distribuídos em diversos pontos estratégicos previamente mapeados, a fim de atender os 3,6 quilômetros do percurso, entre a Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, e a Basílica Santuário de Nazaré, no Centro Arquitetônico, além de diversas vias e áreas adjacentes.

Leia também: