Lula visitará Belém para monitorar obras em andamento para a COP30

No encontro realizado no Palácio do Planalto, Barbalho presentiou Lula com caixas de sorvete de sabores típicos do Pará: tapioca, açaí e o "COP30", criado por uma sorveteria local em homenagem ao evento

O presidente Lula recebeu o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), na manhã desta quinta-feira (28), para tratar dos preparativos da COP30, que acontecerá em Belém em 2025. Durante o encontro, ficou acertada uma visita do presidente às obras que estão sendo realizadas na capital paraense para a Cop30

Atualmente, há mais de 20 obras espalhados pela cidade. Entre os projetos em andamento estão a reforma do Mercado Ver-o-Peso, a adequação da infraestrutura da Base Aérea de Belém e do Terminal Hidroviário Internacional.

No encontro realizado no Palácio do Planalto, Barbalho presentiou Lula com caixas de sorvete de sabores típicos do Pará: tapioca, açaí e o “COP30”, criado por uma sorveteria local em homenagem ao evento.

Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a falta de infraestrutura em Belém para sediar a COP30, prevista para novembro de 2025, gerou preocupação em setores do governo federal. Valter Correia da Silva, secretário extraordinário para o evento, destacou que o Planalto busca evitar os erros cometidos durante a organização da Copa do Mundo de 2014.

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) também alertou para desafios relacionados às condições estruturais, logísticas e de recursos humanos do Itamaraty para o evento. “A realidade enfrentada aponta para a necessidade urgente de melhorias estruturais, administrativas e financeiras para que possamos desempenhar nosso papel de maneira eficiente e digna”, afirmou o sindicato em nota.

Leia também: