Jader Filho inaugura novo BRT…do Rio de Janeiro

Essa notícia choca o povo paraense, conterrâneos do ministro das cidades, sendo que as obras do BRT Metropolitano, que liga Belém a Ananindeua, continuam sem previsão para término e causando vários transtornos para a população.

Jader Filho, Lula e Eduardo Paes.
Foto: Reprodução

O ministro das Cidades, o paraense Jader Filho, vai participar da inauguração do novo BRT, da cidade do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (23).

O BRT Transbasil vai ligar a Baixada Fluminense, a Zona Oeste e a Zona Norte com o centro da capital. Uma extensão de 30 km, o investimento total é de R$ 1,1 bilhão financiados pelo FGTS 515 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro e 250 milhões do Banco do Brasil. Serão 28 estações e 15 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 900 mil pessoas usuárias do transporte público na capital carioca.

Essa notícia choca o povo paraense, conterrâneos do ministro das cidades, sendo que as obras do BRT Metropolitano, que liga Belém a Ananindeua, continuam sem previsão para término e causando vários transtornos para a população. O projeto do BRT Metropolitano de Belém tem 10,8 km de extensão (36% em comparação ao Rio de Janeiro) e iria atender cerca de 600 mil usuários do transporte público na capital paraense (66,6% em comparação ao público carioca).

O Portal Estado do Pará Online fez um levantamento, no mês de novembro de 2023, de uma margem do quanto já foi gasto na obra do BRT Metropolitano, um total de quase meio bilhão do dinheiro público, estimado em R$ 423,7 milhões (esse valor desperdiçado já chega em mais de 42% da obra concluída do BRT do Rio de Janeiro). Sendo que, é importante lembrar, que esse valor foi gasto para ainda sim se ter um serviço de uma tecnologia que chegou ao Brasil no ano de 2012.

Leia também: