A cidade de Belém, escolhida como sede da Conferência Climática Mundial da ONU (COP 30), em novembro deste ano, atraiu um aumento de mais de 75% no interesse de turistas, consolidando-se como um dos destinos mais buscados no Brasil. A movimentação começou após o anúncio oficial da capital paraense como palco do evento internacional, impulsionando a economia local e criando novas oportunidades de emprego.
Os dados fazem parte do estudo “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024”, realizado pela empresa Sprint Dados, com informações coletadas pela plataforma Jano. O levantamento foi validado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará) e será apresentado oficialmente no seminário Novos Gestores, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep), nesta sexta-feira (24), na Estação das Docas, em Belém.
Investimentos e visão de futuro
A secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, comemorou os resultados e destacou a atuação conjunta entre o prefeito Igor Normando, o Governo do Estado e o Ministério do Turismo para ampliar os investimentos no setor. Atualmente, Cilene participa da 45ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, onde o Brasil é o país homenageado.
“Belém está se consolidando como um destino turístico de relevância mundial. A COP 30 é uma oportunidade única para destacar nossa cultura e avançar em modelos de turismo sustentável. Estamos animados com o impacto positivo que esse evento trará para a economia local e para a nossa gente”, afirmou a secretária.
Além da promoção do destino em eventos internacionais, o estudo aponta que Belém empregou 16 mil pessoas no setor turístico em 2024, com expectativas de crescimento. “O turismo é essencial para o desenvolvimento econômico, e seguimos trabalhando com nossos parceiros para garantir que essa visibilidade seja transformada em resultados duradouros”, destacou Cilene.
A CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas, também destacou o papel estratégico do turismo. “O setor tem mostrado sua força com geração de empregos e movimentação econômica significativa. Belém vive um momento único, tanto no mercado nacional quanto internacional”, analisou.
Palacete Francisco Bolonha: um exemplo do interesse cultural em Belém
O crescimento do turismo em Belém é evidenciado pela alta procura por atrações culturais, como o Palacete Francisco Bolonha, localizado no bairro de Nazaré. O edifício histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebeu mais de 200 visitantes apenas em janeiro de 2025, com turistas de outros estados e países vizinhos.
As visitas guiadas contam histórias da construção, que data de 1905, e destacam a riqueza arquitetônica e cultural do local, projetado para abrigar Alice Ten Brinke, esposa de Francisco Bolonha. “O público se encanta com os detalhes, como as iniciais em ouro e as salas temáticas que mostram o luxo da época”, relatou Lucas Gavinho, estagiário de História da Universidade Federal do Pará.
A Fundação Cultural de Belém, responsável pela organização das visitas, destaca que o serviço segue disponível de terça a sexta-feira, a partir das 9h, oferecendo uma imersão na história e cultura da cidade.
Com atrações culturais, eventos internacionais e um cenário turístico aquecido, Belém se prepara para consolidar seu lugar como um dos principais destinos do Brasil e da Amazônia.
Com informações de Agência Belém
Leia também:
Deixe um comentário