O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Polícia Militar (PMPA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), realizou nesta quarta-feira (9) uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes sobre o processo de convocação, prazos legais e o plano de formação da primeira etapa dos concursos da segurança pública, os maiores já realizados na história das duas corporações no estado.
De acordo com o secretário de Segurança, Ualame Machado, os certames seguem todos os trâmites legais e têm validade de dois anos. A convocação dos aprovados foi publicada no último dia 4 de abril, poucos dias após o resultado final definitivo ser homologado no Diário Oficial, em 31 de março.
“Nós enfatizamos que os maiores concursos na segurança pública do Pará ocorreram nesta gestão, com mais de 6 mil vagas entre PM e Bombeiros. O compromisso do governo é convocar todos os aprovados dentro da validade do concurso. Aqueles que iniciarem a formação já estabelecem vínculo de carreira com a corporação, com mais de 35 anos de serviço público”, afirmou o secretário.

Primeira etapa da PMPA já tem 1.100 convocados
Nesta primeira etapa, foram convocados 1.100 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar, sendo 1.000 para o cargo de Praça e 100 para Oficial. A formação da turma terá início no dia 2 de junho, com aula inaugural prevista para ocorrer na Arena Mangueirinho, em Belém.
O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, explicou que novas chamadas ocorrerão de forma gradual. “Ao longo dos próximos dois anos, todos os mais de 3.800 aprovados para soldados e mais de 300 para oficiais serão chamados. Esse aumento de efetivo é fundamental para manter a tendência de queda da criminalidade, que já registrou os três melhores primeiros meses do ano desde 2010”, destacou.
Bombeiros recebem maior turma da história do Brasil
Já para o Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação, coronel Jaime Benjó, destacou que este foi o maior concurso já realizado em nível nacional, com quase 2 mil vagas ofertadas. Na primeira convocação, 485 candidatos foram chamados — 455 para o cargo de Praça e 30 para Oficial.
“Com quase 143 anos de história, este é o maior concurso dos Bombeiros do Pará e também de todo o Brasil. O ingresso desses novos militares dobrará nosso efetivo e fortalecerá ainda mais nossa capacidade de resposta em situações de emergência e defesa civil”, ressaltou Benjó.
Formação distribuída por polos no estado
Atualmente, o Pará tem capacidade para formar cerca de 1.500 profissionais simultaneamente, em polos estratégicos espalhados pelo território paraense. Os cursos de formação atenderão às necessidades de cada corporação, com foco em capacitação técnica e atendimento de qualidade à população.
Os concursos realizados pelo Governo do Pará em 2020 (PM) e 2022 (Bombeiros) já haviam nomeado mais de 3.500 militares. A atual convocação reafirma a prioridade do Estado com a segurança pública e representa mais um avanço na política de valorização dos servidores da área.
Leia também:
Deixe um comentário