Governador do Pará discute financiamento ambiental e anuncia edital de restauração durante COP 29

Governador Helder Barbalho destaca concessão de restauração ambiental em painel da cop29, e foi ressaltado que ainda nesta semana será apresentado e publicado o edital de licitação da primeira concessão de restauro do Brasil em área pública.

Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, teve uma presença de destaque nesta quarta-feira, 13, na COP 29, em Baku, Azerbaijão, ao participar do painel “Amazônia solução climática: mecanismos financeiros para catalisar um futuro sustentável”. Durante o evento, ele apresentou a visão do estado sobre a importância de captar recursos para fortalecer a preservação ambiental na Amazônia e ressaltou as iniciativas do governo para agregar valor à floresta, gerando uma economia sustentável baseada na biodiversidade regional.

Barbalho anunciou que, ainda nesta semana, o Pará publicará o primeiro edital de concessão de restauração de uma área pública no Brasil. A APA Triunfo do Xingu, um território que historicamente sofreu com grilagem, será requalificada pelo estado, transformando-se em um ativo ambiental. “Essa área que foi símbolo de ilegalidade ambiental e territorial agora será restaurada, representando um avanço na política ambiental do Pará”, afirmou o governador.

Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará

O painel foi moderado por André Guimarães, diretor-executivo do IPAM, e contou com a participação de representantes importantes, como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; Mirey Atallah, do PNUMA; Liége Vergili Correa, diretora de sustentabilidade da JBS; Maurício Bianco, da Conservação Internacional; Nabil Kadri, do BNDES; e Jo Macrae, chefe do departamento de florestas do Reino Unido. A discussão abordou o papel de investimentos em sustentabilidade e o compromisso do Brasil em liderar ações contra as mudanças climáticas.

Leia também: