“Estão colocando o meio ambiente e todos nós em risco”, diz Anitta sobre PL da Devastação

Atração confirmada no Global Citizen em Belém como parte da agenda da COP 30, cantora critica projeto aprovado no Senado que altera regras do licenciamento ambiental

A cantora Anitta se posicionou nas redes sociais contra o Projeto de Lei 2.159/2021, conhecido como “PL da Devastação”, aprovado no Senado Federal na última quarta-feira (21). O texto, que modifica regras do licenciamento ambiental, foi classificado por ela como um risco à natureza e à população brasileira. “A partir de amanhã, os políticos brasileiros podem aprovar uma lei que facilita o desmatamento de florestas e a poluição dos nossos rios e mares”, alertou.

Confirmada como uma das atrações do festival Global Citizen, que será realizado em Belém como parte da programação da COP 30, Anitta destacou a contradição entre o avanço do projeto e a visibilidade internacional do Brasil na agenda ambiental. “O Brasil que o mundo está olhando… Estão colocando o meio ambiente e a todos nós em risco”, escreveu.

Com 54 votos a favor e 13 contrários, o texto foi aprovado no Senado e segue agora para análise na Câmara dos Deputados. Os senadores paraenses Zequinha Marinho (Podemos) e Jader Barbalho (MDB) votaram a favor da proposta, que teve sua tramitação encerrada ontem (26), quando foi remetida à Câmara.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) declarou que a medida representa um ataque aos territórios indígenas, especialmente os que ainda não foram homologados. Já o Greenpeace classificou o projeto como “um dos maiores retrocessos ambientais e sociais já vistos no país”, por enfraquecer a proteção de áreas sensíveis e de comunidades tradicionais.

De autoria do deputado federal Luciano Zica (PT-SP), o projeto tem como justificativa a “simplificação” do licenciamento ambiental. Para especialistas, no entanto, a proposta retira garantias legais importantes e pode abrir caminho para degradações irreversíveis.

Leia também: