DOXA divulga primeiro estudo para vereador de Santarém

A eleição deste ano conta com 347 candidatos concorrendo a 23 vagas no parlamento santareno, representando 14 partidos e três federações partidárias.

Câmara Municipal de Santarém

O Instituto de pesquisa DOXA apresentou seu primeiro estudo sobre a corrida para a Câmara Municipal de Santarém, com base em três pesquisas registradas que, juntas, somaram 1.400 entrevistas no município. A eleição deste ano conta com 347 candidatos concorrendo a 23 vagas no parlamento santareno, representando 14 partidos e três federações partidárias.

Entre os partidos que participam da disputa estão MDB, Republicanos, PL, Podemos, PSB, PRD, União Brasil, PDT, PSD, Avante, PP, Solidariedade, DC, e Novo. As federações incluem PSOL/REDE, PSDB/Cidadania, e PT/PC do B/PV.

Resultado Estimado

De acordo com o estudo, se as eleições fossem hoje, o MDB e o União Brasil conquistariam 4 cadeiras cada. A Federação PT/PC do B/PV garantiria 3 vagas, enquanto Republicanos, PP e PL obteriam 2 cadeiras cada. Já PSB, PRD, PDT, PSD, Avante e Solidariedade conquistariam 1 vaga cada. Por outro lado, DC, Novo, Podemos e as federações PSDB/Cidadania e PSOL/REDE não conseguiriam eleger nenhum vereador.

No total, 11 partidos e uma federação fariam parte da nova legislatura de Santarém, que permaneceria no cargo pelos próximos 4 anos.

Confira a distribuição das vagas se a eleição fosse hoje:

PSD:

Metodologia do Estudo

A metodologia adotada pela DOXA consiste na acumulação das três pesquisas em um único banco de dados. Em seguida, os candidatos de cada partido ou federação foram classificados com base nos índices somados das pesquisas. Aplicando o quociente eleitoral e partidário, foi possível estimar o número de cadeiras que cada agremiação poderá obter na Câmara Municipal, caso as eleições fossem realizadas hoje.

Mudanças Possíveis

Este é o primeiro estudo da DOXA utilizando essa nova metodologia. Com o avanço da campanha, a “dança dos números” pode mudar, dependendo da performance de cada candidato na busca por votos.

As pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob os números PA-06604/2024, PA-04444/2024 e PA-06600/2024.

Leia também: