Diagnosticado com câncer no pâncreas, Dom Azcona inicia primeiro ciclo de quimioterapia em Belém

O religioso, que está internado em um hospital particular de Belém desde o dia 16 de julho, apresentou uma melhora significativa em seu quadro de saúde, conforme informações divulgadas pela Prelazia do Marajó.

Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo emérito da prelazia do Marajó, deu início ao seu primeiro ciclo de quimioterapia na última terça-feira (6) após ser diagnosticado com câncer no pâncreas. O religioso, que está internado em um hospital particular de Belém desde o dia 16 de julho, apresentou uma melhora significativa em seu quadro de saúde, conforme informações divulgadas pela Prelazia do Marajó.

Segundo uma nota oficial divulgada nas redes sociais pelo Chanceler da Prelazia, padre Rafael Guedes, Azcona entrou no hospital inicialmente para tratar de uma deficiência crítica de sódio no sangue. O comunicado detalha que a redução de sódio causava enfraquecimento significativo, um problema associado diretamente ao câncer. No entanto, a boa notícia é que a condição do bispo tem melhorado graças ao tratamento intensivo e à reposição de sódio.

“A diminuição de sódio no sangue leva a consequências significativas no corpo, como o enfraquecimento. Segundo as informações médicas, essa constante diminuição do sódio é causada pelo próprio câncer”, explica a nota.

Além do tratamento físico, Dom Azcona tem recebido suporte de profissionais de saúde mental para lidar com as adversidades do tratamento. “Nestes últimos dias, [Dom Azcona] tem tido um ótimo progresso no estado de reposição de sódio. E, com o acompanhamento da fisioterapia, o corpo apresenta-se mais fortalecido”, acrescenta o comunicado.

O boletim médico mais recente revelou que o câncer está atualmente estagnado e não apresentou aumento, um sinal positivo que oferece esperança para a continuidade do tratamento. “Os médicos manifestam satisfação porque o câncer não apresentou aumento, está estagnado. Isso é graça de Deus para a continuação do tratamento. Os médicos transmitem esperança com o início da quimioterapia, para que possa trazer resultados positivos diante das consequências que o câncer gera”, afirma a nota.

A prelazia faz um apelo à comunidade para que continue a orar por Dom Azcona, destacando a importância das preces e da solidariedade. “Dom José Azcona sempre manifesta sua gratidão pelas orações de todos vocês, irmãs e irmãos. E pede que continuemos a rezar por ele. Convido a vocês a perseverarmos na oração por nosso querido bispo emérito. E peçamos ao Senhor que com sua graça traga bom êxito nesse ciclo de quimioterapia”, conclui a nota.

A notícia do diagnóstico de Dom Azcona foi divulgada após o recebimento do boletim médico no dia 27 de junho. Desde então, a comunidade e fiéis têm demonstrado apoio e solidariedade ao bispo emérito em sua luta contra o câncer.

Leia também: