Cresce procura por viagens a Belém com a proximidade da COP 30

A secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, destacou o papel estratégico do evento para contribuições o turismo local. "Belém está se consolidando como um importante destino turístico, não só no Brasil, mas no mundo”, afirmou.

Créditos: reprodução

A cidade de Belém, no Pará, já registra um aumento significativo no interesse turístico, com a procura por viagens crescendo mais de 75%. O dado está ligado à realização da Conferência Climática Mundial da ONU (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro deste ano.

O levantamento, intitulado “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024”, foi realizado pela empresa Sprint Dados, com base na plataforma Jano. O estudo foi validado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará) e será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (24), durante o seminário Novos Gestores, na Estação das Docas, em Belém.

A secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, destacou o papel estratégico do evento para contribuições o turismo local. “Com a realização da COP 30 e o apoio do prefeito Igor Normando, do Governo do Pará e do Ministério do Turismo, Belém está se consolidando como um importante destino turístico, não só no Brasil, mas no mundo”, afirmou.

Cilene, que está participando da 45ª Feira Internacional de Turismo (Fitur 2025), na Espanha, reforça que o evento global é uma oportunidade para promover a história e os compromissos de Belém com o turismo sustentável. “Acreditamos que o turismo é uma indústria fundamental para o crescimento econômico e a geração de empregos. Estamos dialogando com parceiros para garantir que nossa cidade aproveite ao máximo essa visibilidade internacional”, completou.

A gestora também ressaltou que o trabalho conjunto entre a prefeitura, o estado e o governo federal tem sido essencial para atrair novos investimentos e fomentar os segmentos de turismo e cultura na capital paraense. Cilene Sabino retorna a Belém após o dia 26 com expectativas positivas para o setor, especialmente com o impacto econômico que a COP 30 promete trazer para a região.

Fonte: Agência Pará

Leia também: