Com mais de 600 estudantes, 66ª edição do JEPs foi realizada no último fim de semana

Os classificados para etapa nacional estarão embarcando nos meses de maio, junho, setembro e novembro para as competições de suas respectivas modalidades para representar o Pará, em Recife, Maceió, Palmas e João Pessoa.

Foto: Reprodução

No último fim de semana, a Federação Paraense de Desporto Escolar (FPDE) e o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), realizaram a 66ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), etapa estadual, seletiva para as competições nacionais da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nas categorias sub-14, sub-17 e sub-18.

A competição reuniu mais de 600 estudantes/atletas, das modalidades individuais (atletismo, atletismo adaptado, xadraz, judô, Para-judô, vôlei de praia, e tênis de mesa, além da modalidade coletiva basquete 3×3). As provas foram realizadas em Belém e Ananindeua: na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Grêmio Literário Português, Colégio Logos, Cesep e na Usina da Paz do Bengui. 

A estudante/atleta da modalidade atletismo, Analice Valente, fala da sua experiência de participar pela primeira vez, da competição. “Estou muito feliz, porque é a minha primeira vez competindo, acabei de fazer 12 anos, e estou bem feliz, porque estou vivendo, uma vida de atleta. Não faço muitos anos no atletismo, e estou bem feliz porque sei que vou conseguir”, disse a jovem. 

Ainda no atletismo, teve a participação ilustre na pista da UEPA, do atleta campeão Mundial Escolar de 2022, na França, Elias Santos, que foi ovacionado pela torcida, ao mostrar na prova de 800mts, toda a sua capacidade técnica. “É uma felicidade enorme, vendo que o atletismo escolar e o paraense, está voltando, hoje foi recorde de publico, e recorde de inscrição de atletas que estão participando, isso é um grande avanço para o nosso esporte”, disse Elias Santos. 

Os JEPs teve início no sábado e encerrou no domingo com a modalidade basquete 3×3 feminino, garantindo assim, a última vaga para o Brasileiro da CBDE. Agora para o mês de abril será realizada as etapas regionais e metropolitanas para as modalidades coletivas, fase classificatória que será somente para o JEB’s sub-14, que será em Recife-PE.

O presidente presidente da Federação Paraense de Desporto Escolar, Gilson Pereira, destaca a alegria de realizar mais uma competição estadual.

“É uma enorme alegria para todos nós essa realização dos JEPs, em parceria com o governo do estado, através do NEL, mais de 600 atletas envolvidos neste primeiro momento, e isso mostra que um trabalho sério traz resultados satisfatórios para essa comunidade estudantil que acredita no amanhã melhor, atravez da educação e do esporte escolar ,” disse o presidente.

Os classificados para etapa nacional estarão embarcando nos meses de maio, junho, setembro e novembro para as competições de suas respectivas modalidades para representar o Pará, em Recife, Maceió, Palmas e João Pessoa.

Leia Também: