Cine Líbero Luxardo reabre nesta quinta-feira em Belém com mostra de cinema francês

Em Belém, o Festival Varilux é realizado em parceria com a Aliança Francesa. É considerado a maior mostra de cinema francês fora da França e circula o país inteiro com obras inéditas

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Com programação do Festival Varilux de Cinema Francês, o Cine Líbero Luxardo está de volta ao cenário paraense. A cerimônia de reabertura foi realizada na noite da última terça-feira (8) e teve a presença da vice-governadora Hana Ghassan. O público poderá desfrutar dos filmes de forma gratuita a partir desta quinta-feira (9), às 15h30. 

Em Belém, o Festival Varilux é realizado em parceria com a Aliança Francesa. É considerado a maior mostra de cinema francês fora da França e circula o país inteiro com obras inéditas. O evento já reuniu mais de um bilhão de espectadores e marcou a reinauguração do Cine Líbero Luxardo na noite passada. 

“Estamos entregando essa sala que faz parte da vida do paraense e convido a todos para virem conhecer, tá totalmente reformado, modernizado, com cadeira nova, espaço climatizado, para que você possa aproveitar a nossa cultura”, disse a vice-governadora. 

“Quero parabenizar a equipe da FCP pelo trabalho e convidar toda a população para estar aqui conosco, prestigiando a cultura e a arte que é tão importante pra mim”, concluiu Hana.

Varilux

 A partir do dia 9 de novembro, o o público terá a oportunidade de desfrutar do maior festival de cinema francês do mundo, e que nesta edição destaca nomes como os atores e atrizes Justine Triet, Cédric Kahn, Rodrigo Sorogoyen, Léa Drucker e Anna Novion. Esses artistas já brilharam em festivais internacionais como Cannes e Biarritz e será uma oportunidade para o público brasileiro assistir às suas atuações mais recentes.

A representante da Aliança Francesa, Jehane Jabuti, afirmou estar muito contente de voltar ao cinema para mais uma edição do festival. “Estamos aqui para celebrar a força e poder do cinema em nos inspirar, fazer rir e, por vezes, chocar. Estamos muito gratos por estarmos aqui e que essa alegria se estenda por muito tempo”, disse. 

Entrega

 A sala de exibição agora possui 102 assentos, incluindo dois destinados a Pessoas com Deficiência (PcD). O Líbero também tem novidades quanto à bilheteria, que aceita pagamento em espécie, pix e cartão, para melhor comodidade do público.

Foi inaugurado também o novo Hall Vicente Cecim, espaço para exposições temporárias sobre aspectos da história do cinema e/ou sobre filmes que estarão em cartaz. O espaço também servirá como um local para prestar homenagens a pessoas ligadas ao cinema e ao audiovisual.

A gerente do Cine Líbero Luxardo, Nádia Alves, discursou sobre o espaço e sobre a expectativa para a reabertura ao público.

“Esse momento é, sem dúvidas, um dos mais aguardados do ano. Sabemos da importância de manter vivo equipamentos culturais como este, que propõe ações inclusivas e democratiza o acesso aos bens culturais do Estado”, disse a gerente.

“O Cine Líbero Luxardo destaca-se por apoiar a exibição de obras produzidas por artistas independentes de várias regiões do globo, oportunizando acesso a títulos que geralmente não encontram espaço nos circuitos comerciais. Esperamos alcançar um público cada vez maior, oferecendo um ambiente mais confortável e acessível, com uma programação atraente e diversa, que faça valer a pena deixar o conforto de nossos lares”, concluiu Nádia. 

Fonte: Agência Pará

Leia também: