Casos suspeitos de gripe aviária no Pará sobem para dois

Ocorrências foram registradas em Eldorado dos Carajás e envolvem criação de subsistência. China suspende compras de frango do Brasil.

Subiu para dois o número de casos suspeitos de gripe aviária no Pará, que seguem em investigação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23), por meio do sistema de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, mantido pelo próprio Mapa. Ambos os casos foram registrados em Eldorado dos Carajás, no sul do estado, e envolvem aves de criação familiar voltada para subsistência.

O primeiro caso está sob monitoramento desde a última terça-feira (20). A nova suspeita, confirmada no mesmo município, acendeu o alerta entre autoridades sanitárias e produtores locais. O Mapa ressalta que, até o momento, são 12 investigações em andamento no Brasil relacionadas à possível infecção pelo vírus da gripe aviária.

Como medida preventiva, a China suspendeu desde a semana passada a compra de carne de frango brasileira, conforme os protocolos sanitários vigentes naquele país. Desde 16 de maio, as exportações de carne de frango de todo o território nacional para 20 destinos estão temporariamente suspensas, segundo o levantamento mais recente do Ministério da Agricultura.

A situação preocupa o setor avícola, que teme prejuízos econômicos e impactos na segurança alimentar, caso os casos se confirmem e o bloqueio de exportações se estenda. Autoridades seguem monitorando e realizando coletas de material para análise laboratorial.

Leia também: