A Câmara Municipal de Castanhal, no nordeste do Pará, aprovou na última quinta-feira (29) um Projeto de Lei que reconhece oficialmente o grau de moto em Castanhal — prática de empinar motocicletas e realizar manobras — como atividade esportiva no município. A proposta foi apresentada em março pelo vereador Marcelinho Legalizações (PV) e visa regulamentar a prática, oferecendo locais seguros e regras específicas para os adeptos.
Segundo o vereador, a proposta pretende transformar uma atividade hoje vista como infração de trânsito em uma alternativa de lazer e cultura. “Para algumas pessoas isso é vandalismo, mas pra mim é esporte. Vários estados têm esse reconhecimento, tem até espaço adequado para esses jovens praticar esse esporte. Isso é esporte, isso é cultura”, argumentou Marcelinho durante a sessão.
Apesar da aprovação no âmbito municipal, o grau de moto continua sendo uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Manobras como empinar motocicletas em vias públicas podem resultar em multa de quase R$ 300, além da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O projeto aprovado em Castanhal ainda depende da sanção do Executivo Municipal. Caso sancionado, poderá servir de base para a criação de espaços dedicados exclusivamente à prática do grau, longe do tráfego urbano e com medidas de segurança para os praticantes e o público.
Leia também:
Deixe um comentário