Brasil busca protagonismo climático em Londres às vésperas da COP30 - Estado do Pará Online

Brasil busca protagonismo climático em Londres às vésperas da COP30

Comitiva nacional participa de evento que reúne 45 mil pessoas e mira articulação global para conferência em Belém

O Brasil participa, a partir deste sábado (21), da 7ª Semana de Ação Climática de Londres, um dos principais eventos sobre mudanças climáticas da Europa. Com cerca de 700 atividades programadas até o dia 29 de junho, o encontro deve reunir 45 mil participantes, entre representantes de governos, setor privado e sociedade civil. A delegação brasileira é composta por autoridades como a secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Entre os principais objetivos da participação brasileira está a mobilização internacional para a COP30, conferência da ONU sobre o clima que ocorrerá em Belém, em novembro. Nos últimos dias, o país também esteve presente em reuniões preparatórias em Bonn, na Alemanha, onde apresentou uma carta com 30 metas climáticas, incluindo o fim da degradação florestal até 2030 e a ampliação das fontes renováveis de energia.

Dados recentes da ONU indicam que 2024 foi o ano mais quente registrado em 175 anos, e especialistas apontam a queima de combustíveis fósseis como principal causa do agravamento da crise climática. Desastres ambientais, como os que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, reforçam a urgência de ações globais, cenário que o Brasil tenta influenciar com protagonismo no processo de construção de acordos multilaterais.

Leia também: