A partir desta quarta-feira (21) o trecho do km 10 da rodovia BR-316, no sentido Marituba-Belém, entre a entrada e a saída da avenida Independência, será totalmente interditado para a execução de obras de drenagem. A interdição afetará as três faixas de asfalto do trecho, e a mudança faz parte da segunda etapa das obras de drenagem do canal Toras.
Segundo o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), o trânsito será desviado para a pista expressa do BRT e uma faixa da pista no sentido oposto, mantendo duas faixas disponíveis em cada sentido da BR-316. A avenida Independência será a principal rota alternativa para os motoristas durante o período de interdição.
Originalmente, o projeto de drenagem previa a instalação de sete linhas de tubos de aço com mais de 2 metros de diâmetro sob a avenida Independência e oito sob a BR-316. No entanto, após uma revisão dos cálculos hidrológicos, o planejamento foi ajustado. Agora, serão instaladas seis linhas de tubos sob a Independência e sete sob a BR-316, utilizando o método de escavação a céu aberto para garantir a estabilidade do tráfego nas proximidades.
A obra de drenagem do canal Toras faz parte do projeto BRT Metropolitano, que visa melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida para mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém. O canal Toras atravessa a BR-316 no cruzamento com a avenida Independência e atualmente possui apenas um tubo para o escoamento da água pluvial. O objetivo das obras é aumentar a capacidade de drenagem, inserindo mais tubos para suportar um maior volume de água, melhorando assim a gestão de enchentes e o tráfego na região.
Leia também:
Deixe um comentário