Base Fluvial Candiru apreende drogas, armas e munições durante operações no Baixo Amazonas

Ao todo, foram confiscados 4.566 kg de substância com características de skunk, uma pistola calibre 9mm e 53 munições do mesmo calibre

Créditos: reprodução

Agentes da Base Fluvial Integrada Candiru, em parceria com policiais militares, realizaram no domingo (5) duas operações de fiscalização que resultaram na apreensão de drogas, uma arma de fogo e munições. Ao todo, foram confiscados 4.566 kg de substância com características de skunk, uma pistola calibre 9mm e 53 munições do mesmo calibre. As ações ocorreram no Estreito de Óbidos, no Baixo Amazonas.

A primeira abordagem aconteceu no final da manhã, durante a inspeção ao “E/M Luiz Guilherme III”, embarque que vinha de Manaus com destino a Belém. Durante uma revista em um caminhão transportado pela embarcação, os agentes encontraram uma pistola modelo PT92 calibre 9mm e 53 munições, que transportavam a bolsa do motorista do veículo.

Na parte da tarde, uma nova operação foi realizada no embarque “N/M Itaberaba”, também proveniente de Manaus e com destino à capital paraense. Com a ajuda de um cão farejador, uma equipe com drogas escondidas em um forno elétrico e em um micro-ondas que não estava carregado. Quatro tabletes de maconha do tipo skunk foram apreendidos no local.

Os materiais e os responsáveis ​​foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos cabíveis.

Apreensões

Somente no primeiro final de semana de janeiro, a Base Candiru apreendeu mais de 14 kg de drogas com destino ao Pará. Segundo Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o investimento na segurança fluvial tem sido fundamental no combate à criminalidade na região.

“Essas operações evidenciaram o trabalho contínuo realizado na região. Desde sua manifestação, a base tem demonstrado resultados significativos, reforçando o policiamento nos rios do Pará. No último final de semana, além da apreensão de drogas, conseguimos retirar mais armamentos ilegais de circulação. Em 2024, o Estado alcançou o marco de 12 toneladas de entorpecentes apreendidos, e seguimos firmes no enfrentamento ao tráfico e aos outros crimes”, destacou o secretário.

A Base Fluvial Integrada Candiru, vinculada à Segup, foi inaugurada para intensificar a segurança na malha fluvial do Estado, considerada uma das principais rotas de tráfego e transporte de mercadorias ilícitas.

Leia também: