Com o encerramento das convenções partidárias, o prazo para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador oficializarem seus registros junto à Justiça Eleitoral se aproxima rapidamente. Até quinta-feira, 15 de agosto, os partidos, federações e coligações devem submeter os requerimentos de forma online através do sistema de candidaturas, com o prazo final às 8h da manhã do dia estabelecido.
Em Belém, até a noite de segunda-feira (12) apenas dois candidatos a prefeito tinham registrado suas candidaturas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Delegado Éder Mauro (PL) e Edmilson Rodrigues (PSOL), ambos já com seus vices, Dra. Tatiana (PL) e Edilson Moura (PT), respectivamente. Outros sete candidatos a prefeito foram lançados durante as convenções, mas seus registros ainda não apareceram no sistema do TSE.
No Pará, a situação é similar. Mais de 200 candidatos a prefeito, 200 a vice-prefeito e cerca de 9 mil candidatos a vereador ainda aguardam a oficialização. Em Ananindeua, Miro Sanova (PT) e Thiago Bessa (PSOL/Rede) já registraram suas candidaturas. Em Santarém, três candidatos estão aptos: Izabel Sales (PSOL/Rede), JK do Povão (PL/Avante) e Zé Maria Tapajós (MDB).
Após o envio do pedido de registro online, os juízes eleitorais revisarão os documentos e decidirão se o candidato está apto a concorrer. Para aqueles que não conseguirem cumprir o prazo de envio online até às 8h do dia 15, ainda é possível entregar os documentos presencialmente até às 19h do mesmo dia.
Caso haja falta de documentos, os candidatos têm um prazo de 72 horas para completar o processo se não houver impugnação. Se houver contestação, o prazo é estendido para até 7 dias.
Resumo dos candidatos a prefeito registrados em municípios do Pará:
– Belém: Delegado Eder Mauro (PL), Edmilson Rodrigues (Psol)
– Ananindeua: Miro Sanova (PT), Thiago Bessa (Psol/Rede)
– Santarém: Izabel Sales (Psol/Rede), JK do Povão (PL/Avante), Zé Maria Tapajós (MDB)
– Marabá: Chamonzinho (MDB), Dirceu Ten Caten (PT)
Leia também:
Deixe um comentário