Círio 2024: apresentação do manto da Imagem Peregrina acontece nesta quinta-feira

A cerimônia acontecerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário, e marca o início de uma nova fase de devoção para os fiéis, que aguardam ansiosamente por esse símbolo sagrado.

Um dos momentos mais emocionantes da programação do Círio de Nazaré será realizado nesta quinta-feira, 10 de outubro, com a apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante os eventos da 232ª edição da festividade. A cerimônia acontecerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário, e marca o início de uma nova fase de devoção para os fiéis, que aguardam ansiosamente por esse símbolo sagrado. O manto acompanhará a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2025.

A confecção do manto para o Círio 2024 foi um processo que se iniciou em novembro de 2023, quando a estilista Letícia Nassar foi convidada para assumir a responsabilidade por Antonio e Silvia Salame, casal coordenador do evento deste ano. O design do manto foi idealizado por Letícia, com bordados de Antônio José de Souza e Rosa Brito, e metais produzidos por Marcelo Monteiro, da joalheria Ourogema.

Letícia Nassar, que já havia confeccionado o manto de uma imagem de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré em Miami, realizado em novembro de 2023, conta que ser escolhida para produzir o manto da edição paraense é a realização de um sonho. “Desde o convite, estou vivendo meu milagre do Círio, porque foi o meu pedido a Ela”, revela a estilista.

O design do manto foi inspirado na simplicidade e força de Maria, mantendo uma essência singela e ao mesmo tempo majestosa. Letícia explica que o processo de criação fluiu naturalmente, já que ela pensou no bordado desde o momento em que desenhou o manto. Os trabalhos de confecção começaram em fevereiro deste ano.

Antônio José de Souza, membro da Guarda de Nazaré e bordador experiente, está bordando o manto pela décima quarta vez. Para ele, cada novo manto é uma honra e uma renovação de fé.

A apresentação do manto é um dos pontos altos da celebração, representando a devoção e a preparação espiritual para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Estado do Pará.

Leia também: