Um dos momentos mais emocionantes da programação do Círio de Nazaré será realizado nesta quinta-feira, 10 de outubro, com a apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante os eventos da 232ª edição da festividade. A cerimônia acontecerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário, e marca o início de uma nova fase de devoção para os fiéis, que aguardam ansiosamente por esse símbolo sagrado. O manto acompanhará a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2025.
A confecção do manto para o Círio 2024 foi um processo que se iniciou em novembro de 2023, quando a estilista Letícia Nassar foi convidada para assumir a responsabilidade por Antonio e Silvia Salame, casal coordenador do evento deste ano. O design do manto foi idealizado por Letícia, com bordados de Antônio José de Souza e Rosa Brito, e metais produzidos por Marcelo Monteiro, da joalheria Ourogema.
Letícia Nassar, que já havia confeccionado o manto de uma imagem de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré em Miami, realizado em novembro de 2023, conta que ser escolhida para produzir o manto da edição paraense é a realização de um sonho. “Desde o convite, estou vivendo meu milagre do Círio, porque foi o meu pedido a Ela”, revela a estilista.
O design do manto foi inspirado na simplicidade e força de Maria, mantendo uma essência singela e ao mesmo tempo majestosa. Letícia explica que o processo de criação fluiu naturalmente, já que ela pensou no bordado desde o momento em que desenhou o manto. Os trabalhos de confecção começaram em fevereiro deste ano.
Antônio José de Souza, membro da Guarda de Nazaré e bordador experiente, está bordando o manto pela décima quarta vez. Para ele, cada novo manto é uma honra e uma renovação de fé.
A apresentação do manto é um dos pontos altos da celebração, representando a devoção e a preparação espiritual para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Estado do Pará.
Leia também:
Deixe um comentário