Primeiro dia da Cúpula dos Líderes tem comboios sob forte esquema de segurança - Estado do Pará Online

Primeiro dia da Cúpula dos Líderes tem comboios sob forte esquema de segurança

Ações foram monitoradas em tempo real a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (6), agentes de segurança pública iniciaram o monitoramento dos comboios responsáveis pelo deslocamento dos representantes das delegações que participam do primeiro dia da Cúpula dos Líderes. O encontro, que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, antecede as reuniões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que começam no próximo dia 10.

De dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as equipes acompanharam o trânsito das delegações que iniciou às 8h, com direção ao Hangar Centro de Convenções e Feiras, onde acontece o evento. As escoltas foram coordenadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade.

O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, destacou que o planejamento das forças de segurança contempla tanto a Cúpula dos Líderes quanto a própria COP30 e conta com o apoio de milhares de agentes estaduais na execução das ações.

“Esse evento é diferenciado, com chefes de Estado, e a COP em si, é um evento realmente de discussão climática com todas as delegações do mundo participando. Nós estamos monitorando tudo, dos três Centros de Comando e Controle, o Centro de Comando e Controle da própria Segup, um fluvial integrado no Porto do Outeiro e também um CICC móvel próximo ao Parque da Cidade, onde acontecem os eventos. Além disso, são 10 mil agentes de segurança pública sendo empregados nesta operação durante todo o período”, explicou Ualame.

As ações de monitoramento e segurança seguem a fim de garantir a mobilidade das delegações e o andamento das atividades oficiais da Cúpula dos Líderes e da COP30 em Belém.

Leia também: