Porto de Outeiro passa por obras para receber navios-hotel da COP30 - Estado do Pará Online

Porto de Outeiro passa por obras para receber navios-hotel da COP30

Com entrega prevista para outubro, novo terminal vai ampliar capacidade de hospedagem e reforçar turismo marítimo na capital paraense

Diretoria de Infraestrutura / Secop

As obras no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, avançam para atender à demanda da Conferência do Clima (COP30). O projeto prevê a chegada de dois navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes durante o evento, somando 6 mil novas vagas de hospedagem.

Com investimento superior a R$ 181 milhões, viabilizado por recursos de Itaipu, a intervenção teve início em 17 de abril e deve ser concluída até o dia 14 de outubro. Mais de 450 empregos foram gerados até o momento, grande parte preenchida por moradores da região.

Entre as principais obras está a construção de um novo píer com 710 metros de extensão. O local também receberá um espaço de receptivo, com áreas de embarque, desembarque e atendimento aos passageiros que desembarcarem durante a conferência.

Segundo a Secretaria Extraordinária para a COP30, a estrutura terá papel estratégico não só para o evento, mas também para o futuro da cidade. A meta é consolidar o terminal como parte das rotas regulares de turismo marítimo na região.

“O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que hoje funciona somente para cargas”, afirmou o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia. “Com isso, toda a cidade e a região Norte contarão com mais esse ponto nos roteiros de cruzeiros.”

A obra reforça o planejamento de médio e longo prazo para o turismo, logística e economia de Belém. A cidade deve receber mais de 50 mil participantes durante a COP30, marcada para novembro deste ano.

Leia Mais: