Pará terá 12 novos peritos médicos para reforçar atendimentos do INSS em seis municípios - Estado do Pará Online

Pará terá 12 novos peritos médicos para reforçar atendimentos do INSS em seis municípios

A Região Norte receberá 42 novos peritos.

O resultado do concurso para perito médico federal foi divulgado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23). No total, 768 candidatos foram classificados, sendo 250 aprovados para atuação imediata em todas as regiões do país. A Região Norte receberá 42 novos peritos — 12 deles serão lotados no estado do Pará, o que representa um aumento de 12% na capacidade operacional da perícia médica no estado, segundo o Ministério da Previdência Social.

A distribuição das vagas levou em conta o tempo médio de espera por atendimento pericial e a localização estratégica dos municípios. No Pará, os novos peritos serão alocados nos seguintes municípios:

MunicípioNovos Peritos
Altamira2
Bragança2
Breves2
Itaituba2
Parauapebas2
Santarém2

Os aprovados terão um prazo de cinco dias para escolher suas preferências de local de trabalho, seguindo a ordem de classificação no concurso. Após essa etapa, o Ministério da Previdência fará a nomeação dos candidatos, que deverão tomar posse e iniciar um período de treinamento. A previsão é que todos os profissionais estejam em exercício até 15 de agosto, atuando nas Agências da Previdência Social (APS).

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, celebrou o reforço no quadro de servidores:

“Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, afirmou.

O concurso, organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), foi realizado no dia 16 de fevereiro e teve quase 14 mil inscritos. Além das 250 vagas preenchidas inicialmente, o governo federal pretende nomear outros 250 aprovados do cadastro reserva nos próximos dias, totalizando 500 novos peritos em todo o país.

Este é o primeiro concurso para a carreira de perito médico federal realizado em quase 15 anos.

Leia também: