A população de Belém voltou a denunciar, nesta semana, a má qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em diversos bairros da capital. Em regiões como Condor, Marambaia e Vila da Barca, os moradores relatam há dias a chegada de água com coloração escura, forte odor e aparência visivelmente imprópria para o consumo humano.
“Moro no bairro da Condor e precisamos que essa situação mude. Olha a cor da água que a Cosanpa está disponibilizando à população”, relatou uma moradora em vídeo compartilhado nas redes sociais.
As denúncias, que vêm se multiplicando, motivaram um protesto na noite da última segunda-feira (7), durante uma audiência pública realizada na Vila da Barca. Na ocasião, dois moradores encheram uma garrafa PET com a mesma água que sai das torneiras da comunidade e a ofereceram ao diretor de operações da Cosanpa, Antonio Crisóstomo. O gesto foi uma resposta direta à fala do gestor, que havia afirmado, minutos antes, que “com certeza” consome a água da Cosanpa em casa.
Durante a audiência, o diretor da Cosanpa negou que as obras do projeto Nova Doca estejam impactando a qualidade da água distribuída à população. Ele também afirmou que os padrões seguidos pela empresa estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Nossa reportagem entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), e aguardamos um possicionamento sobre a má qualidade da água em Belém.
Confira:
Ver no Threads
Leia também:
Deixe um comentário