Na noite desta terça-feira (1), um vídeo publicado nas redes sociais mostrando moradores do Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua, supostamente revoltados diante da falta de coleta de lixo regular e limpeza urbana nas ruas da região. O vídeo postado em páginas que fazem oposição ao atual prefeito Daniel Santos (PSB) traz como legenda a informação de que o grupo de pessoas que aparece no vídeo decidiu protestar após uma semana sem coleta do lixo e aparecem carregando sacolas e despejando-as em uma das principais vias do conjunto, buscando chamar a atenção das autoridades locais.
É importante lembrar que o descarte irregular de lixo é crime ambiental, conforme o art. 54 da Lei de Crimes Ambientais n° 9605/1998. Esse tipo de infração pode resultar na prisão em flagrante dos responsáveis.
Em nota, a Prefeitura de Ananindeua informa que a coleta de lixo no local acontece regularmente e a situação demonstrada mas imagens não corresponde a realidade.
Consultada pelo portal, uma fonte da prefeitura de Ananindeua alega que o vídeo é fruto de uma armação patrocinada por um vereador e seu líder político, que concorre ao cargo de prefeito no município: “A gravação foi feita pelo dono de uma página que há tempo só serve para atacar a gestão do atual prefeito”.
Nas redes sociais, seguidores relatam que moradores de Ananindeua estariam recebendo R$ 300 reais para levar seu lixo para rua, gravar e dizer que não há coleta regular no município. “É o vale-tudo eleitoral a todo vapor”, denuncia outro internauta.
Leia também:
Deixe um comentário