Na manhã deste sábado (19), várias agências da Caixa Econômica e casas lotéricas em todo o Pará enfrentaram superlotação, confusão e tumulto, provocados por uma notícia falsa disseminada em grupos de WhatsApp.
A mensagem alegava que os beneficiários do programa Bolsa Família precisariam sacar o dinheiro até o fim do dia, sob o risco de perderem o valor devido a uma suposta falha no sistema.
Na manhã deste sábado (19), várias agências da Caixa Econômica e casas lotéricas em todo o Pará enfrentaram superlotação, confusão e tumulto, provocados por uma notícia falsa disseminada em grupos de WhatsApp. pic.twitter.com/I2q6gv1gd6
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) October 19, 2024
A falsa informação gerou um fluxo anormal de pessoas nas unidades, resultando em filas extensas e momentos de tensão. Vídeos gravados em diversas cidades do estado mostram as lotéricas lotadas, com pessoas preocupadas em garantir o suposto saque antes do prazo.
Entretanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclareceu que o calendário de pagamento dos benefícios, incluindo o Auxílio Gás, segue o cronograma normal, e que as famílias beneficiárias podem sacar os valores ao longo dos próximos seis meses.
A unificação do calendário de outubro é uma medida adotada para 140 municípios do Pará, com o objetivo de atenuar os efeitos de desastres ou eventos climáticos. Essa medida permite que os beneficiários possam sacar o dinheiro logo no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de seguir o calendário escalonado baseado no Número de Identificação Social (NIS).
O MDS reforçou que as informações compartilhadas sobre a suposta necessidade de saque imediato são falsas, e alertou para os riscos da disseminação de fake news. Esses boatos prejudicam diretamente as populações mais vulneráveis, que dependem dos programas sociais. A pasta pede que as pessoas verifiquem a veracidade das informações antes de repassá-las.
Leia também:
Deixe um comentário