O avanço do mar provocado pelas últimas marés altas tem causado prejuízos severos na Praia do Pesqueiro, em Soure, no arquipélago do Marajó. Empresários locais relatam a destruição de barracas, perda de renda e ausência de apoio por parte do poder público. A situação ameaça o sustento de dezenas de famílias que vivem do turismo e da gastronomia na região.
Ver no Threads
Um dos relatos é o de Cristiane, proprietária da antiga barraca Nascer do Sol, que funcionava como hospedagem e restaurante. Ela foi a primeira a perder toda a estrutura com a força da maré.
“Eu fui a primeira que perdeu a barraca. Perdi tudo da minha estrutura. A minha mãe foi a segunda que perdeu, e os meus companheiros de trabalho também estão na eminência de perder. Infelizmente ainda não conseguimos ajuda de ninguém. Estamos precisando muito, muito da ajuda das pessoas, e ainda não conseguimos apoio de nenhuma autoridade”, desabafa.
A crise tem forçado o deslocamento de moradores da praia para a área urbana de Soure.
“A situação está muito difícil. Muito difícil mesmo”, resume.
A Praia do Pesqueiro é um dos destinos mais conhecidos do Marajó, e há anos sofre com o avanço do mar, sem que medidas concretas de mitigação ou adaptação sejam implementadas com eficácia.
Leia também:
Deixe um comentário