Viaduto da BR-316 com Avenida Independência é entregue à população nesta quarta (30)

Com 740 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura, o novo viaduto permitirá conexões diretas entre vias importantes, reduzindo o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas.

Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém ganha um importante reforço a partir desta quarta-feira (30), com a entrega oficial do viaduto construído no entroncamento da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua. A inauguração será realizada pelo governador Helder Barbalho, com presença de autoridades e moradores da região.

A obra, coordenada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), integra o conjunto de intervenções para a requalificação da BR-316 e busca aliviar o fluxo de veículos em um dos pontos de maior congestionamento da Grande Belém. Com 740 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura, o novo viaduto permitirá conexões diretas entre vias importantes, reduzindo o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas.

— “Com esse equipamento, finalizamos a entrega dos viadutos da BR-316”, afirmou a engenheira Emanuele Gaia, responsável pela fiscalização da obra. Segundo ela, o novo trecho deve reduzir consideravelmente os engarrafamentos que se formam na região, principalmente nos horários de pico.

Confira imagens do novo viaduto:

Desafogo no trânsito

O novo viaduto permitirá que motoristas que trafegam pela Avenida Independência acessem diretamente a BR-316 no sentido de saída da capital, sem necessidade de fazer retornos ou desvios. Também facilitará o acesso da BR-316, no sentido Marituba, diretamente à Avenida Independência.

Para moradores como o pintor Mateus Marques, de 28 anos, que vive em Marituba e trabalha no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua, o viaduto representa mais do que uma obra de engenharia — é sinônimo de qualidade de vida.

— “Vai ser melhor para eu ir trabalhar, mais rápido e com menos trânsito. Às vezes vou de bicicleta, às vezes de carro, então estou muito ansioso com essa melhoria”, destacou.

Emprego e continuidade

Durante a execução da obra, mais de 200 profissionais foram mobilizados, gerando emprego e renda para trabalhadores dos municípios de Ananindeua e Marituba. O viaduto integra um plano mais amplo de intervenções estruturais na BR-316.

Outros dois viadutos já foram entregues: o da Avenida Ananin, inaugurado em 2023, e o da BR-316 com a Alça Viária, entregue em dezembro de 2024. As obras dos viadutos da Avenida Mário Covas com a Três Corações (79% executado) e com a Avenida Independência (65% concluído) seguem em ritmo acelerado.

Com a entrega do novo viaduto, o Governo do Pará reforça o compromisso com a mobilidade urbana sustentável, buscando soluções que tornem os deslocamentos mais rápidos, seguros e acessíveis para a população da Grande Belém.

Leia também: