Vereadora do Psol expõe problemas de Belém e diz ser atacada por grupos de Edmilson: ‘não vão conseguir me desmoralizar’

A parlamentar vem sendo criticada pelo PSOL, por ter votado contra a viagem do prefeito a Dubai, para participar da COP 28.

A vereadora e professora Silvia Letícia (PSOL) está envolvida em uma polêmica contra o próprio partido, que também é partido do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A parlamentar vem sendo criticada pelo PSOL, por ter votado contra a viagem do prefeito para participar da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A executiva estadual e municipal do PSOL, divulgaram uma nota conjunta, na última sexta-feira (26), pedindo “medidas disciplinares urgentes” contra a vereadora, que afirma que a nota é uma tentativa de “silenciamento” e “intimidação”.

Segundo Silvia Letícia, em pronunciamento na Câmara Municipal de Belém, no último dia (28), seu voto contra a viagem do prefeito, se deu pelo fato de a cidade estar precisando de medidas mais urgentes no combate ao lixo e enchentes, já que o inverno amazônico se aproxima. “Querem me punir por querer manter o prefeito de Belém para cuidar de nossa cidade, neste momento crítico de crise do lixo, em que se aproxima o inverno e a população de Belém necessitará de muita ajuda, acolhimento, quando houverem os alagamentos, enchentes e muitas famílias perderão o pouco que ainda tem”, disse a parlamentar.

A capital paraense vem sofrendo com a crise do lixo, desde o fechamento da Central de Tratamento de Resíduos, em Marituba. A problemática é muito grande, pois a cidade não tem onde colocar os lixos gerados pelos moradores. O aterro de Marituba era o único local autorizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semas) para descarte regular dos resíduos.

Já a questão da proximidade do inverno amazônico, também é um problema que há anos atinge a cidade, pois os moradores sofrem com alagamentos e enchentes, que prejudicam e atrasam a vida principalmente de quem mora perto dos canais de Belém. “Querem me punir por defender o povo pobre e trabalhador de Belém, por defender a correta aplicação dos seus impostos em serviços públicos”, disse.

Silvia Letícia também já se manifestou sobre a nova regulamentação para o transporte coletivo de Belém, a vereadora votou contra porque segundo ela, a regulamentação permite que as concessões para explorar o setor de transporte não tenha prazo, que os empresários flexibilizem o valor das passagens de ônibus, permite também a demissão dos cobradores e que estes sejam substituídos por máquinas, ou que o motorista dirija e cobre a passagem ao mesmo tempo. Além de acabar com a cobrança de impostos dos empresários, retirando impostos do município que poderiam ser investidos na saúde da população.

“Belém, quem te ama cuida, respeita, respeita a mulher, não assedia, não tenta intimidar, colocar mordaça, porque ser mulher é muito difícil. E chegar aqui onde eu estou é mais difícil ainda. Eu amo Belém e luto por Belém, para que a gente que vive do seu próprio trabalho tenha uma vida digna (…) Por isso não tenho político de estimação, não vou prevaricar, vou defender o programa do meu partido e reafirmo, sou uma parlamentar independente, e macho nenhum vai me intimidar, vai me colocar cabresto ou fazer eu me calar. É inaceitável que por minhas posições políticas eu corra qualquer tipo de violência política”, finalizou a vereadora.

Veja o vídeo na íntegra:

Leia também: