Vereador JK do Povão (PL) lidera pesquisa em Santarém

Na primeira pesquisa registrada realizada no principal município do oeste paraense, o vereador JK do Povão, que representa a direita santarena lidera a corrida eleitoral, seguido da deputada estadual do PT, Maria do Carmo, que faz parte da base do governo estadual. Em terceiro lugar vem José Maria Tapajós, candidato apoiado por Helder Barbalho e pelo atual prefeito, Nélio Aguiar.

Vereador Jk do Povão (PL) larga na frente na disputa pela prefeitura de Santarém.

O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de Santarém, município da região do Baixo Amazonas, oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 621 eleitores no período de 10 a 14 de março de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº nº PA-06604/2024. A margem de erro é de 4.0 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Nesse município o atual prefeito, Nélio Aguiar, vai indicar seu sucessor. Ele já foi reeleito em 2020. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA JK DO POVÃO FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 77,3%. Quanto aos nomes citados, o vereador JK do Povão (PL), aparece na frente com 9,8%. O segundo colocado é a deputada estadual Maria do Carmo (PT), que vem com 6,1%. José Maria Tapajós é o terceiro colocado, aparecendo com 2,3%. Nélio Aguiar (que não pode mais ser candidato), vem com 1,8%. William Souza, 0,5%; Henderson Pinto, 0,2%; João Massamix, 0,2% e prof. Hugo Diniz, 0,2%.

NA ESTIMULADA JK SE DISTANCIA 9,5 PONTOS DE MARIA

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o vereador JK do Povão (PL), vai para 34,7%. O segundo colocado é a deputada estadual, Maria do Carmo (PT), que alcançou 25,2%. José Maria Tapajós (MDB) é o terceiro colocado vindo com 18,4%. João da Massamix (PODE) obteve 3,0%. Prof. Márcio Pinto (PSOL) aparece com 2,0%. Prof. Prof. Hugo Diniz (PSDB) vem com 1,4% e João Coragem aparece em último lugar com 1,1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 13,8%.

DOXA TESTOU CENÁRIO SEM MARIA DO CARMO

DOXA testou um cenário sem a deputada Maria do Carmo na disputa. O resultado mostra
crescimento de JK do Povão que vai para 40,2%. O segundo colocado, José Maria Tapajós,
ficou com 21,5%. Os votos flutuantes sobem para 26,5%. Prof. Márcio Pinto ficou com 4,5%;
João da Massamix, 4,0%; prof. Hugo Diniz e João Coragem ficaram com 1,7%, cada.7

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SANTARÉM

Quando se trata de rejeição, a deputada Maria do Carmo, aparece com rejeição de 27,0%.
José Maria Tapajós é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 12,5% de citações. JK do
Povão é rejeitado por 8,2% dos eleitores de Santarém. João da Massamix é rejeitado por
4,5%; Prof. Márcio Pinto vem com rejeição de 4,1%; João Coragem, 3,2% e prof. Hugo Diniz, 2,5%. Outros 29,5% não rejeitam nenhum dos candidatos.


ANÁLISE

Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral do município de Santarém. O atual vereador JK do povão aparece como favorito nesta disputa que está posta entre três principais competidores: o pré-candidato JK do Povão que representa a direita santarena; a deputada estadual do PT, Maria do Carmo, da base do governador e o candidato apoiado por Helder e pelo atual prefeito, José Maria Tapajós. Nesse primeiro cenário mostra uma tendência de crescimento da direita configurada no pré-candidato JK. Maria do Carmo vinha liderando pesquisas em 2023, agora perde a liderança para JK. Por outro lado, José Maria Tapajós, apoiado pelas máquinas municipal e estadual, ainda patina no terceiro lugar, mas fica a 6,8 pontos de de distancia de Maria do Carmo. Isso mostra que a disputa em Santarém vai ser bastante acirrada.

Dornélio Silva – Cientista Político da Doxa

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-06604/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Santarém-PA.

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.0 pontos percentuais para
mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.Amostra: 621 entrevistas

Período: 10 a 14 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Assista também: