A divulgação do listão de aprovados da Universidade Federal do Pará (UFPA) é um sonho para estudantes de todo o Pará. No entanto, embora a primeira lista de classificados seja um evento de grande comoção, os estudantes que não foram aprovados por poucos pontos contam os dias em busca de uma nova oportunidade de aprovação na lista de repescagem.
Publicada diversas vezes ao ano pelo Centro de Processos Seletivos e pelo Centro de Registro e Indicadores Acadêmico (CIAC/UFPA e CEPS/UFPA), a demora de 5 meses na publicação da terceira lista de repescagem do Processo Seletivo mais recente (PS 2024) preocupa e adoece estudantes.
Como funciona o sistema de repescagem?
As vagas de repescagem se referem as vagas não preenchidas do Processo Seletivo. Ela é vista como uma esperança para estudantes não classificados na primeira chamada pois vários fatores podem impedir o preenchimento imediato da vaga como: não comprovação do direito real a cota (para cotistas), não apresentação de documentos necessários para a matrícula em tempo hábil, entre outros.
No ano de 2021, o Centro de Registro e Indicadores Acadêmico (CIAC/UFPA) divulgou nove repescagens, sendo a última em janeiro de 2022. Já nos processos seletivos de 2022 e 2023, a UFPA divulgou 7 listas ao longo dos anos correspondentes.
Expectativa, espera e adoecimento mental
A professora Lucyene Nascimento, que ganhou repercussão após ajudar estudantes cotistas que tiveram matrículas indeferidas injustamente no PS 2023, compartilhou em suas redes sociais uma série de mensagens de estudantes preocupados e em estado de sofrimento mental com a demora na divulgação na nova lista de repescagem.
No post, a professora disse: “Recebi várias mensagens de estudantes inconformados com a demora na divulgação da repescagem do PS 2024,da Universidade Federal do Pará. Sabemos o quanto é angustiante essa espera, principalmente quando as informações, segundo esses relatos, não são resolvidas. Será que a UFPA pode dar algum posicionamento? Visto que muitos estudantes estão implorando por respostas em todas as publicações no próprio Instagram da Universidade Federal do Pará”, disse. Confira:
Atraso e falta de justificativas
Alguns dos estudantes que fizeram um apelo à professora já fizeram mais de um vestibular, um dos fatores que os faz ter mais conhecimento sobre o tempo médio da divulgação dos resultados, assim como terem notado uma demora incomum na divulgação da terceira repescagem do PS 2024.
Os vestibulandos citam que a segunda repescagem do PS 2024 foi divulgada em 4 de março.
Em comparação com o PS 2023, a terceira repescagem daquele ano foi divulgada no dia 27 de junho e a quarta repescagem anunciada em 17 de agosto. Logo, a Universidade Federal do Pará deveria estar se preparando, segundo os estudantes, para a divulgação da quarta lista de repescagem. No entanto, eles acusam a Universidade de ‘abandonar’ os alunos e não oferecer justificativas, o que piora a saúde mental de milhares de estudantes que aguardam pela oportunidade de uma vaga na maior universidade pública do norte do Brasil.
O Estado do Pará Online entrou em contato com a Universidade Federal do Pará para esclarecimentos sobre os prazos de divulgação de repescagens e aguarda retorno.
Leia também:
Deixe um comentário