Uepa oferta curso de inglês voltado à COP30 para policiais militares

O primeiro módulo já iniciou com 21 turmas, sendo 18 presenciais e três on-line, sob coordenação de seis professores

Aproximadamente 500 servidores da Polícia Militar do Pará (PMPA), que atuarão direta ou indiretamente durante a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), fazem parte da primeira edição do curso de Qualificação de Pessoal para a Polícia Militar do Pará para a COP30, realizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), mediante convênio com a PMPA.

O primeiro módulo já iniciou com 21 turmas, sendo 18 presenciais e três on-line, sob coordenação de seis professores executores, que integram o corpo docente do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da Uepa: André Monteiro Diniz, Jessiléia Guimarães Eiró, Márcia Alves de Oliveira, Sandra Nina Tanakura, Heydejane Nogueira e Josane Freitas Pinto, coordenadora da licenciatura.

As aulas têm sido ministradas no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), por alunos de Letras-Língua Inglesa, que estão no último ou no penúltimo ano da graduação. Cada módulo do curso tem uma carga horária de 64h, distribuídas em quatro meses (abril a agosto de 2024; setembro a dezembro de 2024 e janeiro a abril de 2025).

O soldado André Ribeiro, 31, que está há dois anos e meio na PMPA e atua no policiamento ostensivo, já estava fazendo um curso de inglês particular, quando soube da oportunidade do curso ofertado na Uepa. “Já assisti a quatro aulas e a gente aprende coisas bem direcionadas. Foi uma boa oportunidade e depois, se for possível, eu pretendo continuar aprendendo inglês”, diz André. 

A equipe envolvida na preparação do curso, ao se reunir para planejar as aulas, levou em consideração as demandas que foram apresentadas pela própria PM.

Leia também: