Turista fala sobre choques culturais que sentiu ao chegar em Parauapebas: ‘que país é esse?’

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a moça disse que amou a cultura e a culinária, mas se revoltou com a desigualdade social presente no município.

A influenciadora digital Letícia Miranda postou um vídeo no TikTok e expôs o choque cultural que sentiu em sua visita a Parauapebas, sudeste do Pará. Letícia mora em Juiz de Fora, município de Minas Gerais, e disse que ficou impressionada não só com os costumes e o clima, mas também com o quanto a cidade é subdesenvolvida em comparação com o PIB do município.

Segundo dados do IBGE, no último levantamento realizado em 2021, Parauapebas possui um PIB per capita de R$ 227.449,71, que contrasta com o IDH de apenas 0,715 (2021). A influenciadora relata que era comum, em sua estadia na cidade, ver até quatro pessoas sem capacete em uma moto porque, segundo os próprios moradores, as famílias não tinham condições de comprar um carro.

Letícia ainda comenta sobre como a cidade é um exemplo do quanto a população é prejudicada pela corrupção política e que merece mais qualidade de vida. “Que país é esse em que a gente vive? Como é que uma cidade dessas não é uma cidade extremamente linda, com construções maravilhosas e com dignidade para o povo? Cadê esse dinheiro?”, disse a influenciadora, revoltada com a desigualdade.

Mas a mineira não fez apenas críticas à gestão pública: ela disse que amou provar a culinária paraense e visitar o parque ambiental que fica no município de Parauapebas. Letícia comentou que achou muito interessante a cultura, que experimentou o tacacá e que achou a culinária bem diferente do que está acostumada, mas adorou mesmo assim. “Açaí com peixe: foi muito legal viver essa experiência. E eu sou uma pessoa que já ama farinha. Poder colocar farinha no açaí foi, para mim, uma licença poética ótima”, disse Letícia.

@leticiamirandaac

♬ som original – LetíciaMiranda

Leia também: