TRE faz reunião sobre prestação de contas com partidos do Pará

As prestações de contas finais referentes ao primeiro turno devem ser prestadas via Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) até o 30º dia posterior à realização das eleições.

Nesta sexta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) convoca representantes de partidos políticos, advogados, contadores e demais interessados para uma importante reunião sobre a prestação de contas da campanha eleitoral das eleições de 2024.

O encontro está marcado para as 10 horas no Plenário Antônio Koury, sede do TRE em Belém. A reunião será conduzida pelo assessor de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-PA, Osmar Frota, e sua equipe.

O principal propósito da convocação é disseminar as normativas e sistemas informatizados pertinentes, além de esclarecer quaisquer dúvidas associadas ao processo de prestação de contas eleitorais. Espera-se que os presentes possam atuar como agentes multiplicadores junto aos órgãos municipais e seus candidatos, facilitando a conformidade e a transparência durante as eleições.

Para as eleições de 2024, os procedimentos de prestação de contas seguem normativas específicas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após o primeiro turno, as prestações de contas finais devem ser submetidas através do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) até o 30º dia após a realização das eleições. Em caso de segundo turno, os partidos são obrigados a reportar todas as movimentações financeiras referentes aos dois turnos até o 20º dia após a conclusão do último pleito.

As regras detalhadas sobre arrecadação, gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e candidatas, bem como a prestação de contas, são regidas pelas resoluções do TSE nº 23.607/2019 e nº 23.731/2024. Essas normativas garantem a transparência e a conformidade com as exigências eleitorais durante o processo democrático.

Leia também: