A Nova Tamandaré, uma das principais obras em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025, entra em uma nova fase nesta terça-feira (10). A partir das 8h, a Avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre as ruas Dr. Malcher e Dr. Rodrigues dos Santos, será totalmente interditada para garantir a segurança de trabalhadores e motoristas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a interdição permitirá a execução de perfurações para a instalação de estacas que sustentarão o parque linear da Nova Tamandaré. “Após essa etapa, realizaremos os blocos de fundações e parte das lajes das passarelas, estruturas essenciais para o avanço da obra”, explicou Thais Ribeiro, coordenadora das obras da COP 30.
A previsão é que o trecho permaneça interditado até as 17h do dia 18 de janeiro de 2024. Durante esse período, serão instalados tapumes para isolar a área.
Localizada no bairro da Cidade Velha, a Nova Tamandaré segue o cronograma com frentes de trabalho em sete quadras ao longo do canal. Atualmente, as equipes estão concentradas na construção das estruturas das passarelas do parque linear. A obra gera cerca de 230 empregos diretos e promete transformar a relação da cidade com o canal, resgatando a importância histórica e comunitária da Avenida Tamandaré.
O projeto prevê a construção de espaços de convivência, como 8 quiosques, jardins de chuva, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre e áreas contemplativas. Além disso, haverá a revitalização da Praça Onze de Junho e a criação da Praça do Terminal, unindo urbanização e sustentabilidade.
Nova Tamandaré – O canal da Avenida Tamandaré, com 1,4 quilômetro de extensão, receberá 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, além de drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo e urbanização. O projeto inclui a instalação de quatro passarelas e uma subestação com cinco comportas para controlar o fluxo das marés no canal.
Com um investimento de R$ 154,2 milhões, financiado pelo Governo do Pará e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Nova Tamandaré é uma obra que alia infraestrutura, sustentabilidade e preparação para um dos eventos climáticos mais importantes do mundo.
Leia também:
Deixe um comentário