Trânsito na Avenida Tamandaré sofre alterações em Belém; confira as mudanças

A interdição, que segue até 4 de fevereiro, faz parte das obras de urbanização da Nova Tamandaré, projeto relacionado à COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025.

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

A partir das 8h desta quinta-feira (26), o trânsito na marginal esquerda da Avenida Almirante Tamandaré, em Belém, será interditado no trecho entre a Avenida 16 de Novembro e a Travessa São Pedro. A interdição, que segue até 4 de fevereiro, faz parte das obras de urbanização da Nova Tamandaré, projeto relacionado à COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025.

Durante o período, o tráfego será mantido nas transversais e na marginal direita da avenida, assegurando o fluxo de veículos e a segurança das intervenções. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atuarão na organização do trânsito no local.

“A Nova Tamandaré avança dentro do cronograma e é uma obra fundamental para o legado da COP 30. A mudança no trânsito é necessária para garantir a segurança de operários, motoristas, pedestres e ciclistas”, destacou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Avanço nas Obras

A Nova Tamandaré está em execução no bairro da Cidade Velha, com frentes de trabalho em sete quadras ao longo do canal da avenida. O projeto, conduzido pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), envolve cerca de 230 trabalhadores na construção de estruturas como passarelas do futuro parque linear.

Com aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão, o canal será revitalizado com 2,5 quilômetros de pavimentação, recuperação do canal, drenagem, esgotamento sanitário e urbanização. Além disso, será construída uma subestação com cinco comportas para controlar o fluxo das marés.

O projeto busca integrar a Avenida Tamandaré à cidade, promovendo mobilidade e lazer. Entre as melhorias estão a criação de quiosques, ciclovias, áreas de convivência, espaços pet, playgrounds, academia ao ar livre, jardins de chuva e a urbanização da Praça Onze de Junho. Também está prevista a construção da Praça do Terminal, que será integrada ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré.

As intervenções reforçam o compromisso do Governo do Pará em entregar um espaço sustentável, moderno e funcional para a população.

Leia também: