A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), deu início ao remanejamento de trabalhadores da tradicional Feira do Ver-o-Peso para seus novos espaços revitalizados. Até o dia 11 de outubro, 104 boxes dos setores de Maniva, Raízes, Polpa e Refeição serão entregues aos permissionários.
A obra faz parte de um cronograma que inclui a entrega de 10 boxes no setor de Polpa e 56 no setor de Refeições. Além disso, atende a uma solicitação dos trabalhadores para antecipar o remanejamento de 26 boxes de Maniva e 12 de Raízes, em razão do aumento significativo de vendas durante o período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Simone Abreu, vendedora de maniva, comemorou a antecipação da entrega. “A festividade do Círio é como o nosso Natal, o melhor período para as vendas. Estamos felizes com a revitalização da feira e esperamos cuidar bem desse espaço”, disse.
Obras e antecipação
De acordo com o secretário de Urbanismo, Lélio Costa, a entrega dos boxes dos setores de Maniva e Raízes estava prevista para após a instalação das novas lonas de cobertura, que estão sendo produzidas em São Paulo. No entanto, devido à proximidade do Círio e ao pedido dos permissionários, a prefeitura antecipou o remanejamento. As novas lonas devem chegar no dia 6 de outubro, e a instalação será iniciada em seguida.
O processo de remanejamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), começou na quinta-feira (26) e segue até 4 de outubro para os setores de Maniva e Raízes. Após essa data, será a vez dos trabalhadores do setor de Polpa, seguido pelos trabalhadores do setor de Refeição, a partir de 11 de outubro.
Modernização da Feira do Ver-o-Peso
As obras de revitalização da Feira do Ver-o-Peso incluem a instalação de novas lonas de cobertura, boxes com sistemas elétricos e hidráulicos renovados, nova pavimentação, iluminação LED e medidas de prevenção contra incêndios. A feira faz parte do projeto de revitalização do Complexo Urbanístico do Ver-o-Peso, o maior da América Latina, com uma área de 25 mil metros quadrados.
A reforma completa, que abrange também a Feira do Açaí, os Mercados de Carne e Peixe, a Pedra do Peixe e a Feira Tradicional, está sendo executada com recursos do Governo Federal e da Itaipu Binacional, totalizando R$ 64 milhões. A obra é uma das prioridades para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em Belém em 2025.
Atualmente, cerca de 1.100 trabalhadores da Feira do Ver-o-Peso estão sendo remanejados para uma feira provisória para viabilizar o avanço das obras, que já contam com um terceiro turno de trabalho, iniciado em 10 de julho deste ano, para acelerar a revitalização.
Leia também:
Deixe um comentário