De acordo com os registros do Instituto Fogo Cruzado, entre o dia 1° e 21 de agosto, o bairro da Terra Firme registrou sete tiroteios, sendo que cinco acabaram evoluindo para mortes.
Com esses casos, o bairro acumula 15 tiroteios em 2024, com 13 pessoas mortas, segundo mapeamento feito pelo instituto. Contudo, um dado chamou a atenção nos registros: a metade dos casos foi registrada no mês de agosto e ainda faltam nove dias para ele acabar.
Os dados do ano de 2024 ficam da seguinte forma:
- Janeiro: 2 tiroteios e 3 mortos
- Fevereiro: 1 tiroteio e 1 morto
- Março: sem registros
- Abril: 1 tiroteio e 1 morto
- Maio: 2 tiroteios e 1 morto
- Junho: 2 tiroteios e 2 mortos
- Julho: sem registros
- Agosto (até o dia 21): 7 tiroteios e 5 mortos
Apesar de parecer coincidência, os tiroteios não têm como alvo específico a vida de policiais, já que, das cinco vítimas, apenas duas eram militares. Um deles, o cabo Raphael dos Santos Meireles, foi morto no dia 11 de janeiro de 2024, enquanto fazia compras em um mercado. O outro, o sargento Jairo Gomes Neves, foi baleado 21 vezes no dia 21 de agosto, enquanto jogava dominó.
As outras três vítimas eram civis e foram identificadas como:
- Vitor Cardoso Milho, de 22 anos, morto a tiros na noite de segunda-feira, 12 de agosto, na Passagem 24 de Dezembro;
- Ariel Kelvin Rocha Alves, de 26 anos, também morto a tiros na noite de segunda-feira, 12 de agosto, na Passagem 24 de Dezembro;
- Moisés Araújo, morto a tiros na madrugada de domingo, 18 de agosto, na Passagem 24 de Dezembro;
Com isso, podemos concluir que o número significativo de tiroteios e mortes, incluindo tanto civis quanto policiais, indica um aumento da violência no bairro. Esse cenário contraria as propagandas do governo que afirmam haver uma redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais. O recente aumento nos casos contradiz essa narrativa de sucesso e transformação social.
Bairros com os maiores índices de violência em 2024.
Em 2024, além do bairro da Terra Firme, os bairros de Belém com os maiores índices de mortes incluem:
- Guamá
- Jurunas
- Benguí
- Cabanagem
- Tapanã
- Coqueiro
- Parque Verde
Esses bairros foram identificados como áreas críticas de criminalidade, com a Terra Firme frequentemente destacada como um dos mais violentos em Belém.
Leia também:
Deixe um comentário